Últimos Posts

  • circularam numa lista, pra sinistra e quaisquer mais….

    0 comentários

    por: Ronaldo Eli Júnior, em Sem categoria no dia 09/03/2011

    Entrevista de Marcelo Branco, coordenador da campanha da Dilma na internet

    A era da informação e o direito de propriedade. Software livre, hackers e reforma agrária

    O mundo mudou e com ele as formas de propriedade também mudaram”. Entrevista especial com Sergio Amadeu

    Direitos autorais são bens não-escassos. Entrevista especial com Pedro Paranagua

    Direitos autorais e Creative Commons. Entrevista especial com Sérgio Branco

    Precisamos incluir os excluídos e trabalhar pelos direitos coletivos à comunicação”

    A terra dos piratas além dos recintos do direito autoral

    Governo prepara proposta de mudança na Lei do Direito Autoral

    A propriedade e o direito autoral em tempos digitais. Uma discussão

  • Rádio Mundo em Floresta do Navio

    2 comentários

    por: Ronaldo Eli Júnior, em Sem categoria no dia 27/02/2011

    “Se eu fosse um peixe

    ao contrário do rio

    nadava contra as águas

    e nesse desafio

    eu ia lá do mar

    pro Riacho do Navio…”

    (Luiz Gonzaga)

    Nos dias 14 e 15 de fevereiro estive em Floresta (ou Floresta do Navio, como se dizia antigamente), no interior de Pernambuco, conversando com a turma do Ponto de Cultura Sertão Itaparica Mundo sobre a criação de mais uma rádio. A cidade, que fica às margens do Rio Pajeú e próxima ao Riacho do Navio, teve sua única emissora de rádio comprada pelos evangélicos, que também querem dominar o mundo. Preocupados com a difusão da cultura regional, que é foco de sua atuação, o Ponto de Cultura resolveu investir na criação de uma rádio comunitária, e me chamou para ajudar.

    Essa viagem serviu para conversarmos sobre as opções que existem para montagem da rádio, em termos de equipamentos, espaço, atuação e legalização. No fim, ficou definida a montagem de uma rádio que buscará a concessão de rádiodifusão comunitária, com potência de 25 watts, que será instalada em um banheiro abandonado no quintal do Ponto, e que já está sendo reformado.

    A rádio Mundo, como deverá ser chamada, se juntará ao cineclube e ao festival promovido anualmente pelo Ponto. Os gestores de lá propoem que o veículo seja essencialmente musical, promovendo a cultura regional. A cidade fica próxima a picos importantes como Serra Talhada, Arcoverde Cabrobó e outros centros importantes na história (viva o cangaço!), cultura e economia sertaneja. Para formação da rádio, em abril será realizada uma oficina, focada especialmente na realização de programas ao vivo, para formar um quadro de programadores que a mantenha.

    Veja as fotos que tirei na viagem.

    praça (uma delas, né?)

    igrejinha

    cineclube florestano

    futuras instalaçoes da Rádio Mundo

    cores do sertão (tecnicolor origins, tatai!)

    janela para o mundo

  • Links para download de CD's de músicas livres

    0 comentários

    por: Ronaldo Eli Júnior, em Sem categoria no dia 31/12/2010

    A Rádio Interofônica desenvolveu durante seu funcionamento a ação Papos Ambulantes, uma intervenção sonora nas ruas de Recife e Belo Horizonte, com distribuição de CD’s compostos por músicas cuja distribuição e, em alguns casos, utilização e/ou modificação foram previamente autorizadas pelos autores.

    Para baixar esses discos, acesse os links abaixo:

    Música de Ponto

    Música Livre Volume 1

    Sambagia – Amnésia Discos

    Samba Duro da Bahia – Amnésia Discos

    Semussum – Jamaicachoeira

    Coco de Umbigada (Demo)

  • Papos Ambulantes em BH

    0 comentários

    por: Ronaldo Eli Júnior, em Sem categoria no dia 20/12/2010

    Vídeo mostrando a ação Papos Ambulantes em BH, junto com o dispositivo sonoro Black Box e realizado dentro do Circuito Interações Estéticas pela Rádio Interofônica. Uma parceria entre os projetos Ondas Radiofônicas e Rádio Amnésia

    [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=IPERJ_2eHvM]

  • RE-tomando! « ::Amnésia Discos::Gravadora::Livre::

    0 comentários

    por: Ronaldo Eli Júnior, em Sem categoria no dia 19/12/2010

    (Publicado setembro 22, 2010)

    Caramba, faz tempo que não posto nada por aqui. Falta de tempo pura, misturada com as distrações comuns da vida…boa parte do tempo investido também em projetos bacanas como o projeto Semussum Brasil.

    Enfim, Amnésia Discos de volta, hoje com a alegria de atender ao pedido de muita gente, vão desculpando aí a demora pessoal, estou compensando aí o tempo que levei para postar na íntegra o disco SambaGIA do grupo GIA de Salvador, BA. Nessa edição online tô incluindo uma pérola que é a gravação da guia da música Minha Guia, hehehehehe….

    Esse disco foi muito bacana de fazer porque a gente foi descobrindo cada música convivendo mesmo, desde as idas lá aos sambas no pelourinho até cervejadas no quintal que viraram disco. Vários momentos legais como a participação dos músicos Cristiano Figueiró e Tito Fukunaga. E ainda teve a música da kombi!!! Demais né…É um pouco disso que as músicas mostram aí, brincadeira, intimidade e humor. Um samba bom de dançar, bem divertido! Já estamos estudando as chances para um Volume 2, vamo em frente!

    RE-tomando as atividades volto depois com notícias sobre novos processos de produção em andamento, Amnésia discos é nóis! voltando a publicar, hehehehe….

    downLOAD SambaGIa.Vol.1

    viaRE-tomando! « ::Amnésia Discos::Gravadora::Livre::.

  • Montando a rádio em BH

    0 comentários

    por: Ronaldo Eli Júnior, em Sem categoria no dia 27/11/2010

    [youtube gT-PMK_nTs8]

    Vídeo de Law Tissot com Marcelo, Ronaldo e Mariana na função de montagem dos equipamentos.

  • NO AR em BH!

    0 comentários

    por: Ronaldo Eli Júnior, em Sem categoria no dia 26/11/2010

    Rádio Interofônica acaba de iniciar a transmissão em Belo Horizonte, dentro da Funarte, no Circuito Interações Estéticas. O evento vai de hoje até domingo e já estamos mapeando a cidade para invadir a rua! Fiquem ligados!

    Para quem quiser ouvir é só seguir os passos na barra lateral do blog.

    abrax!

  • Rádio Interofônica em Recife – ação Papos Ambulantes (drops 1)

    0 comentários

    por: Ronaldo Eli Júnior, em Sem categoria no dia 23/11/2010

    [youtube NPsKYn1f7sE]

    Primeiro vídeo-drops da ação “Papos Ambulantes” no mercado São José – mercado popular de Recife. A ação foi uma das atividades da Rádio Interofônica, uma proposta de rádio nômade entre os projetos Ondas Radiofônicas (RJ) e Rádio Amnésia (PB/PE) dentro do Circuito Interações Estéticas 2010. Nesta cidade, participaram Ronaldo Eli, Mariana Novaes, Marcelo Wasem, Succo e Wagner Seara (como homem da linha de frente). Foram distribuídos 6 CD’s musicais diferentes, totalizando 100 unidades, que fazem parte do acervo da Rádio Amnésia e são livres, ou seja, não possuem propriedade autoral restritiva, ou copyrights.

    Para colocar mais lenha nesta discussão, leia “Pirataria não é crime, é política, defende partido sueco“, onde foi criado o Partido Pirata. Citando a última parte da entrevista concedida por Amelia Andersdotter, a mais jovem membro do Parlamento Europeu: “Pirata não é uma palavra inventada por nós, mas sim pelas gravadoras e industria cinematográfica que querem estigmatizar o ato de piratear filmes ou música como algo mal. O que nós temos feito é dar um sentido positivo e de rebeldia. Ser pirata não é algo que tenhamos que nos envergonhar. Ao contrário, é muito nobre e se você é pirata está compartilhando a cultura e a informação.”

  • Primeiras fotos do Circuito Interações Estéticas

    1 comentário

    por: Ronaldo Eli Júnior, em Sem categoria no dia 09/11/2010

    Primeiro dia do Circuito Interações Estéticas e todos armando o picadeiro para nossos 3 dias de mostra de trabalhos, convívio e conversas.

    A primeira transmissão da Rádio Interofônica para a internet aconteceu na segunda-feira, com Ronaldo Eli azeitando as engrenagens do streaming da rádio. Valnei e Mariana, integrantes do projeto Ondas Radiofônicas, realizaram a primeira intervenção gráfica em uma das sala do Centro de Convenções, contando com a ajuda de Daniel Luís, radialista da Rádio Amnésia e integrante do Ponto de Cultura Coco de Umbigada (o menino segura até escada!).

    Amanhã entramos com força total nas ondas da internet e nas imediações do campus da UFPE, em Recife (PE).

  • Começam as festividades!

    0 comentários

    por: Ronaldo Eli Júnior, em Sem categoria no dia 08/11/2010

    Interofônica é madeira de lei que cupim não rói!
    Começou hoje em Recife o Circuito Interações Estéticas, e com ele as atividades do eixo fixo de artistas residentes, com grafite (Valnei Succo na foto), fanzine, hai kai, rádio, e outras formas malucas de arte.
    A rádio começa a ir ao ar constantemente, ao longo de todo o dia, a partir de amanhã. A programação completa pode ser conferida aqui. Destaque para o Coco de Umbigada, parceiro da Amnésia e mais novo melhor amigo do Ondas Radiofônicas, que toca na noite de amanhã. Viva o Terreiro da Umbigada.