Durante o Seminário Internacional, conversamos com Cícero Silva, curador de arte digital do Fórum da Cultura Digital Brasileira e um dos organizadores do FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica) sobre o trabalho feito na plataforma de construção de políticas públicas e as demandas do setor. A conversa está gravada em vídeo e disponível logo abaixo, na íntegra. Leia antes alguns trechos:

Conceitos
“Cultura digital é o processo das várias representações que fazem parte da cultura geral que são mediadas a partir do surgimento do aparato computacional.”

“Arte digital é um conceito complexo. [Representa] o que do digital pode ser considerado arte dentro da cultura em geral. É aquela representação com a intencionalidade de um artista que utiliza os recursos computacionais, que opera com essa linguagem e aí cria alguma coisa.”

“A colaboração na cultura digital é parte integrante do processo constitutivo. A criação em arte digital é compartilhada desde sempre.”

Tendência
“No FILE tivemos uma experiência importante para o cinema: a primeira transmissão do mundo de filme na qualidade de 4 K (8 milhões de pixel por frame) transmitido numa rede de 10 gigabits para Japão e Califórnia ao mesmo tempo. Foi a primeira estreia de filme global, saindo do Brasil. E isso é o que vai acontecer no cinema em poucos anos, em cinco anos.”

“Isso vai impactar na produção de cinema, que vai ser mais colaborativo ainda. Você vai poder editar um filme aqui em super alta definição ao mesmo tempo com um cara no Japão e com diretor assistindo do Recife e dizendo “vai cortar aqui, ali”. E o filme sendo visualizado ao mesmo tempo, assim como o som…
Há uma intensidade do tráfego de dados muito grande e vai ampliar. Temos que pensar o que vai acontecer com isso.”

Culturadigital.br
“Foi uma surpresa o resultado, as pessoas interagindo no fórum. No começo achei que elas não iriam participar. E teve participação de pessoas que são expoentes no Brasil. Foi interessante construir isso publicamente.”

Propostas
“A demanda é comum: precisamos investir em formação de arte digital, capacitação, metodologia, investir na produção em espaços colaborativos, criar departamentos de arte digital nos museus…”

Parte 1
[kaltura-widget wid=”btov4fdz7c” width=”400″ height=”365″ type=”whiteblue” addPermission=”-1″ editPermission=”-1″ /]

Parte 2
[kaltura-widget wid=”4ujajvbmn4″ width=”400″ height=”365″ type=”whiteblue” addPermission=”-1″ editPermission=”-1″ /]

Relatoria da plenária do eixo arte digital
Arte digital: roda de conversa com Pau Alsina, Gisele Beiguelman e Cícero Silva

Tags: ,