Heloisa Buarque de Holanda é diretora do Portal Literal, professora de teoria crítica da cultura da UFRJ, onde coordena ainda o Programa Avançado de Cultura Contemporânea, que trabalha com cultura de periferia e cultura digital. “É muito legal que essas linhas começam a se cruzar violentamente”, explica. Ela estava entre os participantes do Seminário Internacional do Fórum da Cultura Digital Brasileira, e durante o evento foi entrevistada pela organização do Fórum.

Para ela, a internet deu visibilidade para as comunidades carentes de uma forma jamais pensada. “A periferia está vindo, usando a cultura como recurso. Estão aparecendo e gerando riquezas por meio da cultura e a cultura digital esta agregando força a isso, a esse impulso”, disse. Ela conta que questão da leitura está se desenvolvendo muito com a internet. “Ela possibilita um tipo de comportamento mais de game, mais de Orkut que está levando o não leitor a ler. E a periferia vem com força total, viabilizada pela internet, para dizer a quem vem”.

Por exemplo? “Se você abrir um blog de escritor de classe média, mainstream, você vai ver que esse é um blog de criação, de troca, de crítica, de troca de impressões, de diários. Agora, se você abrir um blog de periferia, ele é maior e está trabalhando o tráfego de informação, que é fantástico. Nunca vi um movimento mais documentado na internet do que os movimentos da periferia. Qualquer sarau da Cooperifa tem 3, 4 filmagens, textos postados. Você tem uma história que está ganhando visibilidade por causa da internet. E a periferia percebeu isso muito bem”, explica.

O fenômeno das lan houses no país também é abordado por ela na entrevista: “o que está chamando a atenção é que além de acesso, de levar leitura, comportamento, ela está socializando, porque toda festa de periferia, na favela é na lan house não é em outro lugar. A lan house esta virando um lugar de convivência muito importante Dizem que a internet leva a solidão, eu não estou vendo isso não, estou vendo a festança. Virou um ponto de encontro, de sociabilização.”

Confira a entrevista completa em vídeo:

[kaltura-widget wid=”3806c9l8xc” width=”400″ height=”365″ type=”whiteblue” addPermission=”-1″ editPermission=”-1″ /]

Tags: , ,