preconferencia198

Delegados e delegadas da Pré-Conferência de Culturas Indígenas (foto de Mila Petrilo - Rayssa Coe)

Delegados e delegadas da Pré-Conferência de Culturas Indígenas encerraram os trabalhos ontem (dia 09), último dia do evento, com um canto religioso. Uma grande novidade foi a participação feminina na composição do primeiro colegiado do segmento, já pleiteada anteriormente pelo Grupo de Trabalho Indígena que, desde sua criação, em 2004, não possuía mulheres indígenas em sua constituição. A continuidade das ações do GT também foi assegurada por meio da eleição de membros do grupo. Dentre as principais propostas aprovadas para a II ª Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá, também em Brasília, de 11 a 14 de março, está a criação de um programa de ações de valorização e difusão do patrimônio cultural indígena.

Os representantes do segmento reivindicaram também o fortalecimento das identidades e culturas dos povos indígenas brasileiros, assegurando a proteção e a promoção dos conhecimentos tradicionais e do patrimônio cultural material e imaterial desses povos. Como forma de assegurar essa proteção e promoção, eles querem a garantia de acesso aos recursos e fundos públicos e de bancos de desenvolvimento criados para esse fim.

Dentro das ações do Plano Setorial de Culturas Indígenas, a Pré-Conferência aprovou a realização da 1ª Conferência Nacional de Cultura dos Povos Indígenas, e de encontros e intercâmbios entre representantes de povos indígenas em âmbito nacional, transfronteiriço e latino-americano. O objetivo desses eventos é o de discutir, entre outros pontos, as políticas públicas voltadas à formação e capacitação de educadores e agentes multiplicadores indígenas e não indígenas para o reconhecimento dos patrimônios materiais e imateriais dos povos indígenas.

A Pré-Conferência de Culturas Indígenas, elegeu, além dos 30 membros, titulares e suplentes, para o Colegiado de Culturas Indígenas, mais 10 delegados para representar o segmento na II ª Conferência Nacional de Cultura.

Veja as propostas aprovadas na Pré-Conferência de Culturas Indígenas.
Confira a lista dos delegados que representarão o segmento na II ª Conferência Nacional de Cultura.
Confira a lista com os Membros do Colegiado Setorial de Culturas Indígenas.

(Heli Espíndola-Comunicação/SID)