Últimos Posts

  • Colegiado setorial avança na construção do plano cultural da moda

    0 comentários

    por: Lauro dos Santos Mesquita, em Sem categoria no dia 23/11/2010

    Em reunião em Brasília, no dia 23 de novembro, os 15 representantes da moda no Conselho Nacional de Política Cultural aprofundaram o conteúdo do plano cultural para o setor, que deve ficar pronto em 2011. O documento vai se compor o Plano Nacional de Cultura, com o intuito de desenhar o planejamento para a cultura nos próximos dez anos.

    As diretrizes do documento foram definidas no I Seminário da Cultura na Moda, realizado em Salvador entre 27 e 29 de setembro. Depois disso, um grupo – escolhido no próprio evento – ficou responsável por fazer a formatação técnica do conteúdo.

    Durante a reunião ordinária do Conselho Nacional de Políticas Culturais, foram apontados quatro eixos orientadores para o documento: Cultura, Memória e Criação; Estado, Instituições e Redes; Formação, Educação e Pesquisa; e Financiamento, e Economia da Cultura. A partir dessas quatro grandes áreas, serão definidas as diretrizes executivas e ações do Ministério da Cultura para o segmento.

    Assento no CNPC – Depois que a moda passou a ser compreendida como uma linguagem artística pelo Ministério da Cultura, o setor ganha um assento no Conselho Nacional de Política Cultural. Os nomes do titular e do suplente foram definidos no mesmo encontro que debateu o plano cultural. O estilista Ronaldo Fraga (titular) e o empresário Paulo Borges (suplente) assumem a cadeira para o biênio 2010/2011.

    Tags: , , ,

  • Participantes do I Seminário de Moda elegem os representantes para o Colegiado do CNPC

    0 comentários

    por: Lauro dos Santos Mesquita, em Sem categoria no dia 01/10/2010

    Após debater e elaborar as diretrizes para o setor, os 150 delegados presentes no I Seminário de Cultura da Moda realizaram a eleição dos membros que irão compor o Colegiado Setorial de Moda, órgão vinculado ao Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). O evento aconteceu entre os dias 27 e 29 de setembro, em Salvador, e teve as votações realizadas na manhã do dia 29. A apuração dos votos ocorreu na tarde do mesmo dia, em sessão aberta da Comissão Eleitoral.

    Assim como os demais Colegiados Setoriais do CNPC, o Colegiado de Moda será formado por 15 membros titulares e 15 suplentes, representantes da sociedade civil. Estes representam as cinco macro-regiões brasileiras e os três segmentos da cadeia produtiva da moda – criativo, associativo/institucional e empresarial. O Colegiado ainda contará com a participação de cinco membros do Poder Público, nomeados pelo Ministro da Cultura.

    Confira, abaixo, a lista dos escolhidos:

    REPRESENTANTES REGIONAIS

    Norte

    Titular: Marília Tavares dos Santos (PA) – 3 votos
    Suplente: Fernando Augusto Hage Soares (PA) – 3 votos

    Nordeste

    Titular: Luciano Cenci (BA) – 24 votos
    Suplente: Germana Maria Fontenelle Bezerra (CE) – 5 votos

    Centro-Oeste

    Titular: Camilla Fagner de Carvalho e Costa (GO) – 9 votos
    Suplente: Patrícia de Albuquerque (MS) – 3 votos

    Sudeste

    Titular: Robert Guimarães (RJ) – 32 votos
    Suplente: Clarice Ferreira Silva (SP) – 17 votos

    Sul

    Titular: Lucas da Rosa (SC) – 16 votos
    Suplente: Dorotéia Baduy Pires (PR) – 1 voto

    REPRESENTANTES POR EIXO

    Eixo Criativo

    Titular: Maria Auxiliadora dos Santos Goya Lopes (BA) – 34 votos
    Suplente: Cristiane Mesquita (SP) – 10 votos

    Titular: Geni Rodio Ribeiro (SP) – 17 votos
    Suplente: Isabel Cristina Alves Rodrigues dos Santos (SP) – 5 votos

    Titular: Jum Nakao (SP) – 14 votos
    Suplente: Márcia Ganem (BA) – 5 votos

    Eixo Associativo/Institucional

    Titular: Francisca Raimunda Nogueira Mendes (CE) – 21 votos
    Suplente: Eloize Navalon (SP) – 16 votos

    Titular: Cristiane Duarte (RJ) – 19 votos
    Suplente: Anna Patrícia Teixeira Barbosa (DF) – 16 votos

    Titular: Evelise Anicet Ruthschilling (RS) – 18 votos
    Suplente: Flávio Gloria Caminada Sabra (RJ) – 11 votos

    Eixo Empresarial

    Titular: Paulo Borges (SP) – 36 votos
    Suplente: Maria Eunice de Souza Habibe (BA) – 1 voto

    Titular: Cássio Bomfim (PE) – 36 votos
    Suplente: Eliana Rita Signorelli (SP) – 1 voto

    Titular: Fernando Pimentel (SP) – 31 votos
    Suplente: Lia de Figueiredo Vissotto (SP) – 1 voto

    Candidato mais votado

    Titular: Ronaldo Fraga (MG) – 37 votos
    Suplente: Ilse Maria Biason Guimarães (RS) – 21 votos

    *No caso de empate, foi eleito o candidato de maior idade.

    De acordo com o artigo 9º da Portaria nº 101, de 23 de setembro de 2010,  a interposição de recurso à Comissão Eleitoral será feita, exclusivamente, por meio do endereço eletrônico cnpc@cultura.gov.br. Já a data limite para os candidatos entrarem com recurso é quarta-feira,  6 de outubro.

  • Seminário é primeiro passo para articulação do setor

    2 comentários

    por: Lauro dos Santos Mesquita, em Sem categoria no dia 29/09/2010

    O terminou na manhã desta quarta-feira (29 de setembro) o I Seminário de Cultura de Moda. Desde o dia 27, representantes dos elos da cadeia produtiva do setor e das regiões do país discutiram e elaboraram as diretrizes de um plano de cultura. As propostas apresentadas pelo grupo serão agora redigidas por uma comissão eleita pelos próprios delegados. Trata-se de uma pactuação inédita entre empresários, pesquisadores, organizações não governamentais, estilistas e Estado.

    Na visão do presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), Fernando Pimenta, o seminário é um marco e, ao mesmo tempo, uma pequena fração do trabalho de articulação que terá de ser feito a partir de agora. “Será fundamental termos organização no âmbito dos estados e municípios para avançar”, afirma, ao lembrar também da relação com o poder Legislativo na aprovação de leis que impactam a moda.

    Produtora de moda em Campo Grande (MS), Patrícia Albuquerque acredita que a reunião e seus desdobramentos serão fundamentais para o desenvolvimento da moda em seu estado, cuja economia gira em torno da pecuária e do turismo. “Acredito que não apenas o Mato Grosso do Sul, como todo o Centro-Oeste deve se organizar para incluir os artesãos na cadeia produtiva da moda. Temos os recursos naturais para isso ”, recomenda. Para ela, a representatividade regional foi o ponto alto do Seminário. “Não ficamos restritos aos estados que têm grandes indústrias”, diz.

    As 25 diretrizes apresentadas se dividem em três eixos: institucional/associativo, criativo e empresarial. O documento final será integrado ao Plano Nacional de Cultura, um planejamento de longo prazo para a política pública no Brasil.

  • Delegados começam a preparar Plano Cultural da Moda

    0 comentários

    por: Lauro dos Santos Mesquita, em Sem categoria no dia 28/09/2010

    Na tarde desta terça-feira (28 de setembro), os 150 delegados do I Seminário de Cultura da Moda se reúnem em grupos de trabalho para escrever as diretrizes do Plano Cultural para o setor. Divididos em três eixos – institucional/associativa, criativo e empresarial –, eles irão redigir propostas de diretrizes que serão votadas pelo conjunto dos participantes.

    Na opinião do secretário-executivo adjunto do Ministério da Cultura, Gustavo Vidigal, o seminário representa uma pactuação inédita entre empresários, pesquisadores, organizações não governamentais, estilistas e o Estado. “Esse é o momento de disputa política [pelos interesses]. Ao final, teremos de estar unificados em torno do conteúdo das propostas aprovadas daqui”, disse.

    Durante a tarde, os delegados interessados em ser membros do Colegiado Setorial da Moda no Conselho Nacional de Políticas Culturais vão apresentar suas candidaturas. Na quarta (29 de setembro), haverá a escolha dos nomes. Serão eleitos 15 titulares e 15 suplentes, representando tanto as cinco regiões brasileiras e os segmentos da cadeia produtiva: institucional/associativa, criativo e empresarial.

  • Painel – Moda e políticas culturais

    0 comentários

    por: Lauro dos Santos Mesquita, em Sem categoria no dia 28/09/2010

    A equipe do Ministério da Cultura explica como funcionará a política para moda.

  • Juca Ferreira abre Seminário de Cultura da Moda em Salvador

    0 comentários

    por: Lauro dos Santos Mesquita, em Sem categoria no dia 27/09/2010

    Foi aberto na manhã desta segunda-feira (27) em Salvador (BA) o I Seminário de Cultura da Moda. Até dia 29 de setembro, cerca de 150 participante vão discutir as diretrizes de um plano cultural para o setor, desenhando um planejamento para os próximos dez anos. Compreendida como uma linguagem artística capaz de revelar a identidade do país, a moda passa a ser alvo da construção de políticas para garantir a diversidade das expressões e permitir a dinamização do investimento público no setor. Os debates são transmitidos ao vivo no endereço http://culturadigital.br/setorialmoda/.

    Presente ao evento, o ministro Juca Ferreira destacou o papel do Estado nesse novo momento. “Cultura é necessidade fundamental dos cidadãos. Se é direito, o Estado tem papel”, afirmou. Nosso papel – diz ele – não é fazer, mas criar condições para quem faz.

    Veja ao final o discurso preparado pelo ministro para o evento.

    Também presente ao primeiro dia de debates, o diretor da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, elogiou o seminário como um primeiro passo para a construção dessa política. De acordo com ele, para se desenvolver realmente uma cultura de moda no país é necessário ter, ao mesmo tempo, boas escolas, indústria têxtil forte, como toda a cadeia produtiva atuando de forma inovadora.

    Na visão, de Juca Ferreira, o Estado tem papel de oferecer linhas de crédito, estimular a criação de escolas de formação e valorizar todas as modas possíveis de serem disponibilizadas. Assim como defende Borges, a visão do ministério é que a política cultural promova a criação, a inovação e a experimentação, agregando essas caracteríticas aos produtos da moda. Para se ter ideia da força dessa economia, em 2009, a indústria têxtil do país movimentou US$ 47 bilhões.

    Confira aqui o discurso Juca para o Seminário de Cultura de Moda.

  • Painel – Moda e contemporaneidade

    0 comentários

    por: Lauro dos Santos Mesquita, em Sem categoria no dia 27/09/2010

    Criação, jornalismo cultural, produção, novos talentos e prêmios.

  • Painel: Moda, Cultura e Economia Global

    0 comentários

    por: Lauro dos Santos Mesquita, em Sem categoria no dia 27/09/2010

    Palestrantes falam do papel da moda como agente da Economia Criativa.

  • Assista ao I Seminário de Cultura de Moda ao vivo

    0 comentários

    por: Lauro dos Santos Mesquita, em Sem categoria no dia 27/09/2010

    O I Seminário de Cultura de Moda, que segue até o dia 29 em Salvador, é transmitido ao vivo pela twitcam. Acompanhe aqui.

  • Confira a lista dos delegados do I Seminário de Moda

    0 comentários

    por: Lauro dos Santos Mesquita, em Sem categoria no dia 17/09/2010

    Em atenção à PORTARIA Nº 2, publicada no dia 23 de junho de 2010, a comissão de seleção do Seminário de Moda oficializa a lista dos delegados e convidados (abaixo) do Seminário Nacional de Moda, que acontece entre 26 e 28 de setembro.

    Os delegados foram selecionados por uma comissão composta por dois participantes da Pré-Conferência Setorial de Moda (Viviane Martins e Cassiane Dantas), dois representantes do Grupo de Trabalho de Moda da CNPC (Fernando Molinari e Graça Cabral), dois representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Talita Sormim Saito e Fernanda Borcorny Messias) e dois representantes da Secretaria de Políticas Culturais (Afonso Henrique Martins Luz e Thalles Rodrigues Siqueira).

    Os critérios adotados seguiram as premissas expressas na portaria nº 2 de 23 de junho de 2010.

    Nome
    BÁRBARA RIBEIRO OLIVEIRA BATISTA
    NALIA CRISTINA BISPO PORTELA RIBEIRO
    JULIA CRISTINA ROCHA ANTUNES ROMANO
    MARIA CRISTINA CAMPINHO VIANA
    MARIA AUXILIADORA DOS SANTOS GOYA LOPES
    MARIA EUNICE DE SOUZA HABIBE
    LUCIANO CENCI
    MARCIA GANEM
    MÁRCIA ELIANA RODRIGUES DOS SANTOS
    ALINA AMARAL
    SALETE MADALENA SOUZA
    CARLA PISANU
    LUCIANA DE CARVALHO GALEÃO
    ADRIANA LEIRIA BARRETO MATOS
    IRANILDO DE SOUSA FERREIRA
    MONIKE DE SOUZA OLIVEIRA
    BEATRIZ MARIA GUEDESMARTINS
    GERMANA MARIA FONTENELLE BEZERRA
    FRANCISCA PONTES DA COSTA AQUINO
    LUIS YAMAGUTI IKAWA
    RAQUEL DÜRREWALD PICKERWSGILL
    ANA KÁTIA FERREIRA CONCEIÇÃO
    MARAGRETH ROSE SANTOS ALVES.
    PAULA DEL BIANCO
    JOELMA MARIA PAES DA SILVA SOBRINHO
    RITA MORAIS DE ANDRADE
    CÉLIA MARIA SAMPAIO
    JAQUELINE DE ASSIS CARVALHO
    JOSE ROBERTO SCHINCARIOL
    LUIZ ELSOR STANGHERLIN
    TARCISIO LUIZ D’ALMEIDA ALVES
    RONALDO SILVESTRE SILVA
    MAKOTA KIZANDEMBU KIAMAZA-TCSO
    RONALDO FRAGA
    TEREZINHA LEITE PEREIRA SANTOS
    DENNYS ALBERTO GONZALEZ BANDEIRA
    JOAO RICARDO ALVES PINTO FIALHO
    DANIELLE PATRICIA MENDES LOPES
    PATRICIA DE ALBUQUERQUE
    FÁBIO MAURICIO DA SILVA
    LISIE SAYURI GROSBELLI IRIE
    NEIRE COLMAN
    CELAIR RAMOS PERALTA
    HULDA DE SOUZA PRADO
    VERA GORETTI DASILVA OLIVEIRA
    SELMA LIDUINA FREITAS DE SOUSA
    MARILIA TAVARES DOS SANTOS
    CASSIANE DANTAS
    FERNANDO AUGUSTO HAGE SOARES
    ANA FABÍOLA PEDROSA DE VASCONCELOS
    FRANCISCA GOMES VIEIRA
    MARCOS VALÉRIO GOUVEIA DE SALES
    KLEBER BARBOSA DA SILVA
    KARINA CARLA DE ARAUJO FERNANDES
    LUCINÉA MELO DE LIMA
    CAROLINE AZEVEDO RODRIGUES DE BARROS
    BARBARA FORMIGA
    CASSIO BOMFIM SOARES
    LOURDINHA OLIVEIRA
    CÉLIA MARIA SANTOS DA SILVA
    FRANCISCA DANIELLE ARAUJO DE SOUZA
    NEREIDE MARIZA MICHEL
    SABRINA GISELLE LEVINTON
    VLADIMIR SIBYLLA PIRES
    CRISTIANE DE ANDRADE ALVES
    CELINA GRAÇA BARREIRA  LOPES  DE  FARIAS
    JULIA VALLE
    MARIA CLARICE CAVALCANTE SALLES TEIXEIRA
    FERNANDO BENITES MOLINARI
    VIVIANE MARTINS
    HILDEGARD BEATRIZ ANGEL BOGOSSIAN
    CRISTIANE DUARTE
    LIVIA NUNES AMORIM
    FÁTIMA LEITE DA COSTA SÁ
    MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA BRAGA
    NILCEMAR NOGUEIRA
    ROBERTA LUISA VAIROLATTI DE OLIVEIRA
    LUIZ FORTUNATO
    CECILIA MENDES
    PAULA DE AZEVEDO ACIOLI
    ROBERT GUIMARÃES
    MARTA CATARINA KASZNAR FEGHALI
    FLAVIO GLORIA CAMINADA SABRA
    MARIA DA CONCEIÇÃO DA SILVA MATOS
    YASMINE RODRIGUES NOGUEROL BERNARDES
    ILSE MARIA BIASON GUIMARÃES
    ANDERSON LUIZ DE SOUZA
    HEITOR KLEIN
    ANNE ANICET RUTHSCHILLING
    GREICE ANTES
    PAULO CESAR DA CUNHA BRUSCATO
    LILIANE DE ARAÚJO MANCEBO
    EVELISE ANICET RUTHSCHILLING
    DÉBORA OPPITZ GIACOMET
    MARIA IZABEL COSTA
    VILMAR COELHO
    ROSENILDO DE AMORIM
    FABRICIO GONÇALVES MATIAS DA COSTA
    MILTON DOS SANTOS
    ALTAIR ALVES DOS SANTOS
    THAIS SANTANA DA COSTA E SILVA
    WALTER PERFEITO
    JOÃO BAPTISTA BRAGA NETO
    ROSANE PRECIOSA SEQUEIRA
    CRISTIANE MESQUITA
    REGINA CAIUBY ARIANI
    MARTA MAGRI
    EDUARDO CINTRA
    MITIKO KODAIRA DE MEDEIROS
    GENI RODIO RIBEIRO
    CYNTHIA HAYASHI
    GRAÇA CABRAL
    CHIARA GADALETA KLAJMIC
    ALEXANDRE HERCHCOVITCH
    MARCIA PERDIGÃO WIERMANN
    JOSÉ ALFREDO CARVALHO MASCARENHAS
    WILSON RANIERI MIGLIORINI JUNIOR
    ANDRÉ RIBEIRO DE BARROS
    ISABEL CRISTINA ALVES RODRIGUES DOS SANTOS
    MUZY FABIENNE
    JEFFERSON DE ASSIS
    LIA DE FIGUEIREDO VISSOTTO
    EVILASIO MIRANDA COSTA
    CLARICE FERREIRA SILVA
    ELOIZE NAVALON
    ELIANA RITA SIGNORELLI
    LIANA BLOISI
    PAULO BORGES
    LILIANA CARDINALLI
    SUZANA H. DE AVELAR GOMES
    MARIA ZELY MEDEIROS ABREU
    WALTER LUIZ VIEIRA RODRIGUES
    ALBERTO DA SILVA FILHO
    JUM NAKAO
    ISABELLA PRATA
    MARIA APARECIDA DE MATOS
    CAMILLA FAGNER DE CARVALHO E COSTA
    FERNANDO PIMENTEL
    LUIS ALBERTO RIBEIRO FREIRE
    RAFAEL CERVONE NETTO
    MÁRIO CÉSAR FREITAS LINS
    ALBERTO BRUNO FILHO
    RAQUEL VALENTE
    GIZELA FALCÃO
    ANDRESSA SILVA
    DOROTEIA BADUY PIRES
    FRANCISCA RAIMUNDA NOGUEIRA MENDES
    SEBASTIANA ELISA DA SILVA SANTOS
    LUCILAINE BRAGA
    WAGNER DE OLIVEIRA SILVA