Alfredo Manevy
Secretário executivo do Ministério da Cultura.

Andreas Lange
Curador, autor e consultor no campo da cultura de entretenimento digital. Dirige o Computers Piele Museum, em Berlim, e é membro do The Digital Game Archive.

Anne Vroegop
Coordenadora do projeto DISH – Digital Strategies for Heritage (estratégias digitais para o patrimônio), uma conferência bienal internacional sobre o patrimônio digital e as possibilidades para as organizações culturais.

Beatriz Busaniche
Membro do conselho da Fundación Via Libre e membro-fundador da Wikimedia Argentina. Professora na Universidade de Buenos Aires em Ciências da Comunicação.

Carlos de Almeida Prado Bacellar
Coordenador Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Carlos Ditadi
Historiador, especialista em gestão e preservação de documentos digitais do Arquivo Nacional.

Eliane Costa
Gerente de Patrocínio da Petrobras.

Evelin Heidel
Estudante da Universidade de Buenos Aires, moderadora do “Proyecto BibliotecaForoFyL“.

Frédéric Martin
Trabalhou na digitalização de acervos e na criação do portal de difusão Gallica, responsável pelo serviço Pólos Associados Gallica / Bibliothèque nacionale de France – BnF.

Frans Hoving
É coordenador do programa de participação cultural do Instituto Holandês para o patrimônio. É especialistas em cultura de rede e gestão de projetos.

Ivo Correa
Diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais do Google.

Jean-Claude Guedon
Professor Doutor da Universidade de Montreal.

Jeremy Malcolm
Advogado especializado em tecnologia da informação e propriedade intelectual e consultor de TI com interesse em governança da Internet. Dentro da Consumers International, uma federação global de organizações de consumidores, coordena projetos sobre o Acesso ao Conhecimento (A2K), e outras questões relacionadas a direito a comunicações e mídia.

José Castilho Marques Neto
Secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL.

José de Oliveira Ascensão
Professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa. Membro da Comissão de Especialistas de Direito de Autor da Comunidade Européia e Presidente da Associação Portuguesa de Direito Intelectual.

José Luiz Herência
Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura.

José Murilo Júnior
Gerente de Informações Estratégicas – Diretoria de Gestão Estratégica da Secretaria Executiva – DGE/SE – MinC.

Manoel Joaquim Pereira dos Santos
Advogado em São Paulo, atuante na área do Direito da Propriedade Intelectual. Membro do Comitê Executivo (1995) da ABPI – Associação Brasileira de Propriedade Intelectual. Ex-presidente e membro da Associação Brasileira de Direito Autoral – ABDA.

Marcos Alves de Souza
Diretoria de Direito Autoral, da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura.

Marcos Wachowicz
Professor doutor da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenador do Grupo de Estudos de Direito Autoral e Informação – GEDAI, Universidade Federal de Santa Catarina. Além de participante, é curador do Grupo de Trabalho sobre Direito Autoral.

Mathias Schindler
Diretor de projetos da Wikimedia Alemã e membro do Comitê de Comunicação da Wikimedia Fundation.

Muniz Sodré de Araújo Cabral
Presidente da Fundação Biblioteca Nacional.

Nelson Simões
Diretor geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI, como representante da comunidade científica e tecnológica, e diretor da Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas – CLARA, organização internacional responsável pela rede regional latino-americana.

Pablo Ortellado
Professor Doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades / USP, coordenador do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação – GPOPAI / USP.

Paul Keller
É líder de Projetos Públicos da Creative Commons, na Holanda, e coordena grupos de trabalho no Creative Commons Internacional. É o presidento do conselho da iCommons, uma organização que promove educação aberta, o acesso ao conhecimento, software livre, acesso livre a publicações e cultura livre para comunidades em todo mundo.

Pedro Luís Puntoni
Professor doutor da Universidade de São Paulo. Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP e coordenador do Projeto Brasiliana USP.

Sérgio Burgi
Coordena a área de fotografia e a Reserva Técnica Fotográfica do Instituto Moreira Salles (IMS), principal instituição voltada para a guarda e preservação de acervos fotográficos no Brasil. É mestre em Conservação Fotográfica pela School of Photographic Arts and Sciences, Rochester Institute of Technology, NY, EUA.

Curadores

Roberto Taddei
Escritor e jornalista, autor da coleção Conquiste a Rede (2006), um manual de produção de conteúdos artísticos e jornalísticos na internet, mestre em Escrita Criativa pela Columbia University, de Nova York, é o coordenador do Simpósio.

Edson Satoshi Gomi
Professor Doutor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Escola Politécnica – USP e responsável pela infraestrutura tecnológica da biblioteca Brasiliana Digital da USP. É curador do Grupo de Trabalho sobre “Vídeo e Imagem”.

VJ Pixel
Pesquisador multimídia e VJ é membro da Open Video Alliance e do coletivo que compõe a Casa da Cultura Digital. É o curador do Grupo de Trabalho sobre Vídeo do Simpósio.

Cristiano Scabello
Pesquisa, produção, criação musical, e utilizador de software livre desde meados de 2004. Colabora com o coletivo Estúdio Livre (http://estudiolivre.org) com pesquisa e documentação sobre o processo de produção de áudio com software livre – gravação, edição e difusão.