Vestibular Indígena UFRR

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) irá abrir o processo seletivo cujo objetivo é o ingresso de índios para cursos de graduação que ocorrerão no segundo semestre de 2019 e no primeiro semestre.

Resultado de imagem para vestibular

O processo seletivo contará com 149 vagas para os 16 cursos oferecidos pela UFRR. Entre os cursos ofertados estão: Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Antropologia, Ciência da Computação, Comunicação Social, Agronomia, Direito, Engenharia Civil, Gestão Territorial Indígena, Secretariado Executivo, Licenciatura Intercultural, Medicina, Psicologia, Relações Internacionais e Zootecnia. Haverá também reserva de vagas para candidatos portadores de deficiência.

As inscrições podem ser feitas pela internet, por meio do site www.ufrr.br, até às 18:00 do dia 21 de junho. A inscrição presencial pode ser feita até a mesma data e horário na Comissão Permanente de Vestibular (Avenida Ene Garcez, 2.413, Bloco IV, Campus Paricarana, Bairro Aeroporto, Boa Vista-RR).

A previsão para a aplicação das provas é o dia 28 de julho, no período da manhã. É indicado que o candidato compareça com uma hora de antecedência aos locais da prova.

Devemos lembrar que para ingressar em uma faculdade pública você precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, e consequentemente realizar a inscrição Sisu 2019.

Através do Sistema de Seleção Unificada – SISU, você tem a chance de ingressar em uma universidade sem pagar nada pelo seu curso, se esforce no Enem para atingir uma boa nota e ser aprovado!

Veja como participar do SISU

O Sisu (Sistema de seleção unificada de educação profissional e tecnológica) é um dos programas federais de expansão e popularização do Ensino técnico. Por meio dele, foram criadas milhares de vagas gratuitas em instituições públicas e particulares, em sua maioria, criadas para abastecer mercados carentes de mão de obra especializada.

As inscrições no Sisu ainda não estão disponíveis.

Sisu 2019
Sisutec

Para você que está interessado em realizar a inscrição, nós trouxemos todas as informações indispensáveis para você decida de forma tranquila programa sua inscrição no Sisu 2019.

Como fazer sua inscrição Sisu

O processo de inscrição Sisu 2019 em si é bem simples, feito totalmente online e gratuitamente, sendo que o principal pré-requisito para o cadastro é ter feito o ENEM (exame nacional do Ensino médio) de 2015. Com os dados de inscrição do ENEM, você confirmará os dados de sua inscrição e poderá optar por até duas opções de cursos em quaisquer das instituições cadastradas dentro do sistema.

Lembrando que o Edital do Sisu é um programa de facilitação do acesso ao ensino técnico para pessoas de baixa renda, o que significa que determinados grupos têm prioridade em suas vagas:

  • Alunos egressos do ensino médio em escolas públicas, ou particulares em condição de bolsista 100%.
  • Cotistas de grupos de políticas assertivas (cotas raciais e de outros tipos).

Outro detalhe importante que dificulta alguns acessos é a escolha de primeira e segunda opção de curso: Se você for aprovado na sua primeira opção, é desqualificado da concorrência da segunda opção, com sua vaga sendo passada para o próximo da lista. Lembre-se que todo o sistema é automatizado, o que evita qualquer tipo de protesto em relação á vagas.

Finalmente, atente-se aos horários da vaga no momento da inscrição. Não será possível trocar de horário caso você tenha escolhido de forma errada.

Prazos para o Sisu inscrições

O prazo para o Sisu inscrições 2019, assim como nos anos anteriores, será em torno de 2 semanas, contando com a matrícula Sisu. De qualquer maneira, é muito importante não deixar sua inscrição para a última hora, já que o sistema geralmente sofre problemas de excesso de acessos na reta final.

A primeira chamada Sisu 2019 ocorrerá nos dias citados no cronograma Sisu, quando todos os alunos aprovados devem entrar em contato com as instituições onde foram aprovados para confirmar o processo de efetivação da matrícula. É imprescindível respeitar os prazos de inscrição, pois as vagas não preenchidas serão ofertadas em uma segunda chamada, programada para a data que estará no cronograma. Vagas remanescentes Sisu 2019 serão ofertadas em registro online.