Contato

Ministério da Cultura

Secretaria de Políticas Culturais

Diretoria de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais

Coordenação-Geral de Monitoramento de Informações Culturais

Endereço: Setor Comercial Sul, Quadra 9,  Lote C, Torre B – 10º andar – Ed. Parque Cidade Corporate – Brasília/DF

CEP: 70308-200

Telefone: 55 61 2024-2230

E-mail: sniic@cultura.gov.br

  1. Apresentei sugestão de atividade para o Fórum denominada “Cultura e Desenvolvimento: Contribuições das Atividades Culturais do Cariri Paraibano”. Nos campos obrigatórios ocorreu um erro no campo “telefone”, que não aceitou a quantidade de dígitos corretos. Sugiro verificar a formatação desse espaço – (###)###-####. Peço tb que acrescentem dois digítios “9” antes do número que informei no formulário. Grato.

  2. Boa Tarde.
    Gostaria de sugerir e saber se existe possibilidade de trazer essa capacitação tão importante para a Funarte, local em São Paulo em que existe uma centralização dos eventos do MINC.
    Esperando retorno e agradecendo desde já.
    Sandra Petty

  3. A Prefeitura de Sorocaba lançou oficialmente nesta sexta-feira (dia 16) o Mapeamento Cultural de Sorocaba no Palacete Scarpa. Iniciativa da Secretaria da Cultura (Secult), a nova ferramenta virtual foi desenvolvida pela Área de Tecnologia da Informação da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), com apoio do Serviço de Comunicação (Secom), e vai identificar a produção cultural da cidade, ação fundamental para a construção da Política Municipal de Cultura.
    A ideia é que possamos identificar todos que estão produzindo cultura em Sorocaba de uma forma ampla, não somente artistas, mas de uma forma geral, identificando espaços, ações e atividades, para que a gente possa entender como a cultura está funcionando na cidade. É uma ferramenta de gestão pública de cultura, aberta e colaborativa, onde poderemos identificar todo o potencial criativo dos sorocabanos. Trata-se de uma das ferramentas do Sistema Municipal de Cultura (SMC).
    Esse mecanismo reunirá dados sobre a realidade cultural de Sorocaba, viabilizando também a pesquisa, a divulgação, a busca por informações culturais, a contratação de artistas e serviços de entidades culturais, além de auxiliar no planejamento e na avaliação das políticas culturais do Município.
    O Mapeamento Cultural tem a função de identificar agentes, comunidades e entidades, até então excluídas das políticas culturais do município. De acordo com a Secretaria da Cultura, a ideia é que em dezembro deste ano, a equipe leve o Mapeamento Cultural aos bairros. “A cidade toda produz cultura, mas muitas vezes esta informação não chega até nós. Para facilitar este trabalho, queremos levar o nosso caminhão-palco aos territórios para que, junto com a nossa equipe, estas pessoas conheçam o mapeamento e se cadastrem”, afirma.
    O banco de dados gerado pelo Mapeamento Cultural será fundamental como critério para, por exemplo, a inscrição de projetos de editais do Fundo de Cultura, LINC (Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba), contratações feitas pela Secretaria da Cultura, Prêmios de Cultura Municipais, assim como a participação em concorrências públicas promovidas pela Secult, aprofundando assim o fortalecimento das políticas públicas promovidas pela gestão de Cultura do Município.
    Como funciona
    O Mapeamento Cultural de Sorocaba é bastante completo e possui, inicialmente, treze categorias: Agentes Culturais; Atividades e espaços de bem-estar; Calendário de eventos; Empresas da área de cultura; Equipamentos culturais; Espaços de formação cultural; Estabelecimentos de alimentação e espaços de lazer; Instituições gestoras; Livros, publicações, estudos e pesquisas sobre cultura; Meios de comunicação; Patrimônio Cultural Imaterial; Patrimônio Cultural Material, e Políticas Públicas de Cultura.
    Cada categoria possui itens. Por exemplo, na categoria Agentes Culturais, existe os itens: Artistas; Coletivos; Cooperativas, Grupos Artísticos; Produtores; Profissionais especializados na área de cultura; e Técnicos. Cada pessoa poderá se cadastrar em uma ou mais categorias.
    O banco de dados poderá ser constantemente complementado e atualizado para subsidiar políticas culturais e o planejamento de ações na área. “A pessoa que se cadastrou poderá, a qualquer momento, alterar informações inseridas no site”, explica Janaína Caldeira, coordenadora do Mapeamento Cultural de Sorocaba. Tudo o que for cadastrado, por segurança, será moderado pela equipe da Secretaria da Cultura.
    O Mapeamento Cultural possui ainda um mapa geográfico, onde quem se cadastra pode se georeferenciar. “Esta característica nos permite ter a noção através de um mapa de quem, o que e onde está sendo feito cultura na nossa cidade”, garante.
    Participação da população é fundamental
    A participação da população sorocabana é de vital importância para o sucesso deste trabalho da Secretaria da Cultura. “Este nosso trabalho só vai dar certo se todos estiverem dispostos em contribuir, dependemos da ação de todo o cidadão e depositar os seus dados para termos uma visão geral da cidade”, enfatiza a titular da Secretaria da Cultura.
    Além de fortalecer e contribuir com o cenário cultural da cidade de Sorocaba, o munícipe vai obter o reconhecimento de sua atuação na cidade ou pela cidade, ganhando maior visibilidade e potencializando a divulgação do seu talento.
    Pode se cadastrar toda e qualquer pessoa física atuante na área cultural e residente em Sorocaba. Os sorocabanos que atuam na cultura, mas moram em outras cidades, estados e países também têm este direito. O cadastro também pode ser feito por pessoas jurídicas legalmente registradas, localizadas e atuantes na área cultural em Sorocaba.
    Além disso, podem ser cadastrados espaços culturais como: teatros, salas de cinema, centros culturais, casas de leitura e escrita, bibliotecas, escolas de arte, locais de interesse turístico, galerias de arte, pontos de exposição e comercialização de produtos e bens culturais, entre outros.
    Para fazer parte do Mapeamento Cultural de Sorocaba, o interessado deve acessar a plataforma oficial cultura.sorocaba.sp.gov.br/mapeamento e preencher o formulário disponível. Depois disso, a inscrição será avaliada e validada por uma equipe técnica da Secretaria da Cultura. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail mapeamentocultural@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3212.7280.

  4. A Secretaria da Cultura de Tianguá convida, artistas, agentes culturais, profissionais do setor público e privado da cultura, docentes das áreas da cultura, estudantes e público em geral para participar da IV Conferencia Municipal de Cultura, dia 18 de fevereiro na Casa de Cultura- Rua Sargento Evaldo S/N – Bairro Santo Antonio- Tianguá Ceará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

Pular para a barra de ferramentas