INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE:

  1. ACESSO À PRODUÇÃO DE BENS CULTURAIS

viva1

CRIAÇÃO, PRODUÇÃO, DIFUSÃO E FORMAÇÃO NA ÁREA FONOGRÁFICA E LITERÁRIA

2005 a 2009 – PROGRAMA DE RÁDIO SOPA DE LETRAS
ACESSO À PRODUÇÃO DE BENS CULTURAIS

Programa de rádio em que crianças participam ativamente do processo de definição dos temas, pesquisas, roteiro, gravação e edição digital.  Em 2005 foi vencedor do Prêmio Nacional de Excelência em Inclusão Digital – categoria universidades –  II Prêmio Telemar de Inclusão Digital; Em 2006 foi Destaque Nacional na Revista Panorama Editorial – produzida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Em 2007 e 2008 foi considerado Destaque Nacional pelo Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLLSob o eixo Democratização do Acesso desenvolveu atividades de produção e desenvolvimento de tecnologias para a preservação, ampliação e difusão da produção cultural para crianças com foco na promoção da leitura. 

PERFIL DOS PARTICIPANTES: Com uma abordagem social, os projetos de Fomento à Leitura e Formação de Mediadores incluem  crianças, adolescentes e neoleitores no processo de produção e criação de produtos culturais.  Para tanto realiza atividades de  fruição cultural, Formação, além de capacitação de agentes culturais.

BENEFICIÁRIOS:  400 participantes (crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social) participaram da produção e gravação dos programas de rádio. Os produtos dos projetos foram veiculados pela Rádio Universitária (870 AM) de Goiânia (GO) com duração de 20 a 30 minutos, os programas foram transmitidos aos domingos às 11 hs da Manhã com reprises às 17 Hs. A emissora pública de caráter educativo está entre as três emissoras AM mais influentes de Goiás.
A estimativa do total de ouvintes dos programas veiculados entre os meses de fevereiro de 2005 e julho de 2007, superam a casa dos 24.000 ouvintes.

OFICINAS DE PRODUÇÃO CULTURAL: Com ações de cunho cultural, ambiental e educativo foram realizadas oficinas na cidade de Goiás nos anos 2006 e 2007. Beneficiários: 186 participantes nas oficinas (crianças e adolescentes).

Selecionado em dezembro de 2015 pelo Edital Todos Por Um Brasil de Leitores o PROGRAMA DE RÁDIO busa ampliar o acesso à leitura e aos bens culturais, replicando em mais larga escala a experiência bem sucedida de sua criação em 2015. O projeto de incentivo a Leitura inclui crianças, jovens, adultos e idosos neo leitores no processo de criação, mediação e veiculação de produtos culturais, multiplicando seus benefícios por meio de  oficinas.

SELECIONADO

A metodologia incorpora as tecnologias digitais em situações de aprendizagem, estimulando a exploração, a apropriação e o uso de diferentes meios de linguagem no ato de aprender. Para tanto utiliza a leitura como um fio condutor e oportuniza atividades de forte e permanente estímulo à leitura.

.

RESUMO DOS PROJETOS (2005 A 2015):

→OUÇA  AS VINHETAS←

SOPA DE LETRAS

Uma ideia sobre “SOPA DE LETRAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

Pular para a barra de ferramentas