LogoTeia2010-FINAL

Logomarca vencedora do concurso, desenvolvida pelo estudante Felipe Bizzi

A Comissão Nacional dos Pontos de Cultura realizou um concurso público para escolha da logomarca da Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais – tema inspirado nas reflexões do mestre TC, da Casa de Cultura Tainã (SP).

O mestre afirma ser o tambor a “primeira internet do planeta”, já que o instrumento musical era usado para comunicação entre tribos distantes – uma reafirmação de que tudo está interligado, de ponto a ponto, como numa teia.

Sete propostas foram selecionadas e uma foi escolhida para ser usada em todo o material de divulgação do evento. A logomarca vitoriosa foi a do estudante Felipe Bizzi.

Ele trabalhou a idéia inspirado no delicado trabalho das rendeiras cearenses – o encontro acontece em Fortaleza entre 25 e 31 de março. Dona Ana, uma rendeira de bilro que trabalha na Feirinha da Beira Mar de Fortaleza, foi quem fez a renda, usada como base para o desenho final do logotipo. A disputa contou com 50 trabalhos avaliados pelos jurados da comissão organizadora da Teia.

Dentre os critérios para a seleção da logomarca foram considerados a originalidade, criatividade e identificação com o tema e com o objetivo geral do evento, que engloba a diversidade artística, cultural, religiosa, política e de gênero de todas as regiões do país.

“Apesar do pouco tempo para as inscrições, tivemos muitas propostas. Pedimos inclusive desculpas pelo atraso na divulgação do resultado – que deveria ter saído no final de 2009. Como previa o edital, a logomarca vencedora poderia sofrer alguns ajustes para se enquadrar ainda mais na plural proposta da Teia. Isso demandou um pouco mais de tempo,” afirmou Uirá Porã, Coordenador de Comunicação da Teia 2010.

Texto: Glacia Azevedo – SCC/MinC

Be Sociable, Share!

Tags: , , , , , ,