Dragão do Mar pronto para receber os convidados para a Teia 2010

Dragão do Mar pronto para receber os convidados para a Teia 2010

Começa nesta quinta-feira (25), o encontro nacional de Pontos de Cultura que reunirá tribos de todo o país em apresentações, exposições, seminários e outras atividades. A Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais, será realizada no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza-CE. O evento é aberto ao público e a todos que desejam participar das atividades. A entrada é gratuita.

Esta é a quarta edição da Teia e a terceira do Fórum Nacional de Pontos de Cultura. Os eventos anteriores ocorreram nos anos de 2006, em São Paulo; 2007, em Belo Horizonte; e 2008, em Brasília. A cada ano são escolhidos diferentes temas para o evento.

A Teia 2010 tem início no dia em que o Ceará celebra 126 anos da abolição da escravatura. O estado deu fim à escravidão quatro anos antes da Lei Áurea. Francisco José do Nascimento, nascido em 1839, ganhou o apelido de Dragão do Mar pela sua força e heroísmo, além de ser um dos grandes responsáveis pelo abolicionismo no Estado. Saiba mais sobre a história aqui.

Entre os dias 25 e 28 de março, serão realizadas diversas apresentações da Mostra Artística. 88 grupos dentre as categorias de dança, música, circo, teatro, cultura popular, artes visuais e artes integradas, irão se apresentar em espaços variados. O objetivo é incorporar as manifestações culturais de todas as regiões através de linguagens e formatos. Veja a programação da Mostra e saiba mais aqui.

Já a Teia das Ações – Conceitos e Práxis, servirá para compartilhar e discutir os conceitos e as atividades realizadas pelas ações, as iniciativas premiadas e as redes do Programa Cultura Viva. Serão discutidas também novas formas de consolidar e dar continuidade ao Programa. A abertura acontece no dia 26, às 9h, com apresentações, debates e rodas de conversa. As atividades seguem até o dia 27.

Monumento na Praça Verde. Local receberá grandes atrações

Monumento na Praça Verde. Local receberá grandes atrações

A partir de domingo (28), às 9h será realizado o III Fórum Nacional de Pontos de Cultura, junto com seminários, painéis, debates, exposições, uma feira de economia solidária e apresentações artísticas. As atividades contarão com a presença de convidados do Brasil, da África, Europa e América Latina, e com a participação de representantes de 2.500 Pontos de Cultura. Veja a programação geral da Teia.

A ideia destas discussões é consolidar a Teia como um espaço político e cultural destes Pontos e discutir a gestão compartilhada do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MinC). O Programa seleciona através de edital público, projetos que promovam as artes, a cultura, a cidadania e a economia solidária em comunidades por todo o país.

 Fotos: (Crédito: Cristina Fontão)

Be Sociable, Share!

Tags: , , ,