Começaram nesta sexta-feira (26), as atividades da Teia das Ações – Conceitos e Práxis. Entre as primeiras apresentações do dia, as Ações de Pontos de Mídia Livre e Cultura Digital, se juntaram para o ciclo de debates que teve início no período da manhã.

Vânia Matos do Ponto PIN do Rio de Janeiro

Vânia Matos do Ponto PIN do Rio de Janeiro

O encontro tem como objetivo, compartilhar e discutir os conceitos e as atividades realizadas pelas ações, as iniciativas premiadas e as redes do Programa Cultura Viva.  

As apresentações começaram com o Ponto de Cultura Programa de Integração pela Música (PIN), do município de Vassouras, Rio de Janeiro. O grupo que teve início em 2005, ensina música para a comunidade. Uma das propostas sugeridas por Vânia Matos, representante do grupo, é para que os Pontos de Cultura contribuam para a articulação dos grupos que não comparecem nas oficinas pela distância de onde moram ou por falta de transporte. “Temos de fazer com que esses grupos que não tem acesso a internet e a outras ferramentas de informação digital, possam se integrar aos nossos programas e oficinas”, diz Vânia

Para Samir Raoni., representante do Ponto de Cultura Argonautas, é importante que os Pontos de Cultura trabalhem juntos. Ele destacou a importância das Teias Regionais nesse processo. “Nosso Estado é analfabetizado digitalmente. Temos de capacitar jovens a usar software livre e a ter acesso à rede”, afirma Raoni.

Samir Raoni do Argonautas destaca o trabalho conjunto dos Pontos de Cultura

Samir Raoni do Argonautas destaca o trabalho conjunto dos Pontos de Cultura

Depois das apresentações, os convidados iniciaram um debate sobre os problemas, as perspectivas e as propostas dos representantes. Para Renato Rovais, da Revista Fórum, os Pontos de Cultura devem arrumar uma forma de consolidar e fortalecer o Programa. “Temos de fazer um movimento para que independente de qual seja o próximo Governo, o Programa continue contemplando e fortalecendo os Pontos de Cultura”, afirma Rovais.

As atividades da Teia das Ações seguem até sábado (27). Realizada pela Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC), a Teia das Ações faz parte da programação da Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais. Saiba mais.

Fotos: (Crédito: Italo Rios)

Be Sociable, Share!

Tags: , , , ,