Cerca de 90 gestores. culturais reuniram-se ontem, no Cuca Che Guevara – Centro Urbado de Cultura, Arte Ciência e Esporte, para o 2º Encontro Nacional de Gestores. “É notavel a importância que é dada ao Programa Cultura Viva. No primeiro encontro tivemos apenas 20 inscrições, agora o quadro quadruplicou”, comenta Eliete Braga, Coordenadora Geral de Gestão de Pontos de Cultura.

Para abrir a programação do dia, TT Catalão, diretor de Acesso à Cultura, da Secretaria da Cidadania Cultural (SCC), falou sobre a situação dos Pontos de Cultura no Brasil. “Lembro como era dificil no início. Os Pontos nasceram e agora são 2500. Na primeira Teia ainda não sabíamos como lidar com essa administração, mas aconteceu e tudo deu certo. Espero que esse ano seja o fechamento de um ciclo e que a continuemos a todo o vapor”, pontua.

TT Catalão durante abertura do 2º Encontro de Gestores

TT Catalão durante abertura do 2º Encontro de Gestores

Com o afastamento de Célio Turino da SCC, TT Catalão reforça o espírito de construção que o Programa Cultura Viva tem desde o início, assim como afirma que o único caminho a seguir é o da negociação, mostrando que cultura e política devem estar sempre juntas. “É um esforço trabalhar a gestão compartilhada, o estado ainda não tem a leitura de como vemos esse movimento, mas avançamos muito”.

“Essa é a maneira de tirar dúvidas. O Encontro é a troca de experiências e renovações que devem acontecer sempre. A equipe da organização está aqui para orientá-los”, ressalta Eliete.

Os 26 estados e o Distrito Federal, além de alguns representantes de Pontões de Cultura, marcaram presença na reunião e também acompanharam a palestra de Fred Barbosa sobre a Avaliação do Programa Educação e Cidadania – Cultura Viva realizada pelo Istituto de Pesquisa Econômica Aplicada, que faz um parâmetro dos Pontos de Cultura desde a criação até o final de 2007.

O Encontro segue mais dois dias com palestras de Célio Turino, Programa Cultura Viva, Rede Latino-americana de Teatro, além de capacitação sobre o Siconv – Sistema de Convênio – usado pelo Governo federal para cadastro de projetos e prestação de contas.

Franciane Gonçalves – Ass. Imprensa

Be Sociable, Share!

Tags: ,