Delegados aprovam regimento do III FNPC (Foto: Leandro Aislan)

Delegados aprovam regimento do III FNPC (Foto: Leandro Aislan)

Começou neste domingo o III Fórum Nacional dos Pontos de Cultura (IIIFNPC), realizado durante a Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais. A abertura aconteceu pela manhã, na Praça Verde no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza-CE.

A abertura teve início com a apresentação da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, elaborada no II FNPC, realizado em Brasília, em 2008. Logo após, foi distribuído um kit para os delegados de Pontos de Cultura junto ao Regimento Interno do III FNPC elaborado pela Comissão.

O III FNPC tem como objetivo consolidar-se como uma instância permanente de atuação político-cultural, identificação de demandas e elaboração de propostas para o desenvolvimento de Políticas Públicas.

Durante a leitura do regimento, foi aclamada a modificação de alguns artigos. Entre eles, o artigo 22. Com a mudança, os GTs poderão ser incluídos, excluídos ou fundidos.

Foi definida também uma mudança na programação do Fórum.  A apresentação da nova Comissão Nacional de Pontos de Cultura foi alterada de quarta-feira (31) para terça-feira (30). O anúncio será após a Plenária de Sistematização. A mudança foi definida porque alguns delegados não poderiam comparecer na quarta-feira, pois os voos estavam marcados para o horário da apresentação.

A Plenária de Sistematização será realizada em dois turnos. O primeiro será realizado pela manhã, de 9h a 12h30 e o segundo de 14h às 19h.

O Fórum Nacional de Pontos de Cultura (FNPC) é uma instância legítima e deliberativa do Movimento Nacional dos Pontos de Cultura. A realização do III FNPC observa a autonomia e diversidade das formas de organização do Movimento, por meio das Redes e Fóruns Estaduais, das Redes Temáticas, das Ações Nacionais, das Redes Articuladas pelos Pontões de Cultura e as demais formas de organização transversal  dos Pontos de Cultura, em nível local, regional e nacional.

Por Leandro Aislan

Be Sociable, Share!

Tags: , , , ,