Cerca de 120 delegados da TEIA 2010 – Tambores Digitais estiveram presentes no Grupo de Trabalho (GT) de Artes Cênicas, na sala 1, do Sesc, em Fortaleza (CE). Por conta da ausência da representante do GT na Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, a reunião foi mediada por, Alexandre Agostini, do Ministério da Cultura (MinC). Sem surpresas, o grupos dividiu-se em três, sendo Teatro, Dança e Circo, pois após a leitura do Regimento Interno do III Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, no domingo (28/03) ficou legitimado a inclusão, divisão e fusão dos mesmos.

Teatro

Teatro ficou com e maior número de componentes, sendo cerca de 80 pessoas envolvidas. A representação ficou por conta de um colegiado em que dez pessoas, sendo duas por região ficaram responsáveis em representar o GT no CNPdC e caso haja necessidade um membro deve ser eleito para os encontros presenciais.

Foram eleitos: Região Norte: Clelton Marques Bentes (PA) e Elcias Villar (RO); Região Nordeste: Lindemberg Monteiro da Silva (SE) e Frank Lourenço (CE); Região Centro-Oeste: Joeli Siqueira Milhorança (MT) e Miguel Mariano (DF); Região Sul: Joelson Santos da Cruz (PR) e Révero Paula Ribeiro (SC); Região Sudeste: Flavio Sanctum (RJ) e Manoel Lucena Mesquita Junior (SP).

As deliberações para o eixo nacional abrangem: a criação de edital para Artes Cênicas, que visa a manutenção e adequação de espaços físicos, implantação de equipamentos técnicos e cênicos; formação e sustentabilidade dos artistas e técnicos, já que é necessário o trabalho de pesquisa para  a continuação dos projetos. Para as estaduais: que o MinC olhe mais para grupos específicos, tais como Teatro de Bonecos, Amazônico, Linguagens Contemporâneas, entre outros, criando editais que estimulem seu crescimento e valorização; além da circulação, que promove, o intercâmbio com outros estados e países.

Circo

Manifestaçao circense durante da Teia 2010 - Tambores Digitais . Foto: Maximiliano Leguiza

O GT de Circo, contou com apenas sete participantes, que ressaltaram entre suas experiências como está a situação circense no país. Camilo Torres (Sudeste),  Luciano Astiko (Centro-Oeste), Carlos Adrian Pagliano e Simone Alves (Nordeste), ficaram como representantes rotativos para a CNPdC, já que elegeram como estartégia a mobilização que cada Ponto realiza em sua região e o deslocamneto geográfico.

As propostas visam, em âmbito nacional, garantir o acesso dos circos tradicionais aos mecanismos de apoio governamentais para sua organização, manutenção e circulação; além da inclusão dos mestres como mantenedores da tradição e memória asseguradas e asseguradas a eles o acesso ao Programa Ação Griô. As estaduais preveem a criação de editais e prêmios de apoio e manutenção do circo; e possibilitar o mapeamento das atividades no Brasil a partir de uma articulação da rede de Pontos e Pontões.

Dança

Durante as duas horas de reunião, o GT de Dança, com seus 24 representantes, discutiu as diferentes faces do segmento em todo o país e suas necessidades, o que apresentou uma grande diversidade. Hip Hop, Contemporânea, Axé, entre outros, são representados na CNPdC, por Anderson de Oliveira dos Santos, do Ponto Eco da Periferia, de Recife (PE) e seu suplente, Renato Alves Pereira, do Ponto Bailando na Cidade, de Diadema (SP).

Da reunião foram retiradas as seguintes propostas nacionais: editais que garantam a acessibilidade do grupo e assegurem a participação e legitimidade de todas as expressões da dança; incentivar a criação de ações de capacitação de artistas e/ou educadores em Pontos de Cultura. Estadual: criar prêmio com verba para a aquisição de materiais nos Pontos já existentes e a inserir a mesma condição para os próximos editais.

Artes Visuais e Cultura e Educação Transformadora

Dentre as discussões, antes da divisão, por consenso, por determinado a inclusão do tema Cultura e Educação Transformadora em todos os GTs, além do apoio para a criação de um GT com o mesmo nome que incentive Pontos de Cultura nas escolas, para a próxima edição do FNPdC. Também solicitou-se criar um GT de Artes Visuais, já que segundo o grupo é uma Arte Popular e estima um outro olhar do evento devido sua importância.

Be Sociable, Share!

Tags: , , , , ,