Comedia Del Acre/Foto: Mario Miranda

Comedia Del Acre/Foto: Mario Miranda

Mais duas publicações sobre o programa Cultura Viva foram lançadas durante a Teia Brasil 2010: Tambores Digitais.

O catálogo Cultura Viva: Autonomia, Protagonismo e Fortalecimento SócioCultural para o Brasil, do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania, começou a ser distribuído ontem (29) e traz as diretrizes do programa, voltadas ao fomento da cultura brasileira.

Na introdução do catálogo, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, afirma que “nenhuma ousadia institucional de Estado, no campo da Cultura, foi tão longe quanto a criação dos Pontos de Cultura”.

As ações e iniciativas do programa, sua definição e principais conceitos e objetivos são destrinchados de maneira didática. Vai direto ao ponto. Como escreve Célio Turino,  rementendo ao termo “do-in antropológico” cunhado por Gilberto Gil para falar dos Pontos de Cultura,  o Cultura Viva faz “acunputura social que vai direto ao Ponto”.

Na publicação Seminário Internacional do Programa Cultura Viva – Novos Mapas Conceituais, também lançada durante a Teia Brasil 2010, Turino escreve sobre o Conselho Consultivo do Programa Cultura Viva. “Entendemos que para ampliar esse processo de des-esconder o Brasil e des-silenciar grupos sociais até então considerados subalternos, faz-se necessário ampliar o diálogo com esse novo protagonista, agora com um grupo de pessoas reunidas em um Conselho Consultivo”.

Grafite Jamac na Teia 2010/Foto: Comunicação compartilhada

Grafite Jamac na Teia 2010/Foto: Comunicação compartilhada

Entrevistei Célio no ano passado, em Pirenópolis (GO), justamente durante o Seminário Internacional do Programa Cultura Viva, que gerou esse livro.

Na época, ele lançava o seu livro “Ponto de Cultura – O Brasil de Baixo para Cima”, que foi relançado aqui em Fortaleza durante o 4º Encontro Nacional de Pontos de Cultura.

A publicação com resultados do seminário traz os resultados das discussões dos Grupos Aglutinadores (GAs), criados durante o encontro para discutir novas possibilidades para o Cultura Viva, além de artigos de intelectuais que também participaram dos GAs.

O pesquisador inglês Paul Heritage, por exemplo, escreve no artigo “Salve! Salve! Brasil, um Sonho Intenso”, que o Programa Cultura Viva tem “revelado o potencial dos artistas para desempenhar um papel central no bem-estar social e no desenvolvimento dos indivíduos e das comunidades”. As publicações estão disponíveis para download gratuitamente.

Por Marco Gramacho (comunicação Teia 2010)

Matéria relacionada

Relatos de encanto e superação:”Histórias de Ponto” para baixar


Be Sociable, Share!

Tags: , , , , , , ,