Delegados tomando posse do regulamento. Foto: Maximiliano Leguiza

Delegados participam de debates. Fotos: Maximiliano Leguiza

Hoje pela manhã (30), os representantes da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura apresentaram as propostas discutidas ontem (29), e também nas Teias Regionais, e as deliberações de cada estados no III Fórum Nacional dos Pontos de Cultura. O mesmo será finalizado ainda hoje.

O Fórum começou com a apresentação artística do índio Parecei Jocelio Orikaice, de Mato Grosso, que virou uma espécie de celebridade, com suas vestes típicas. Ele foi fotografado durante toda a manhã. Depois ele cantou uma música típica de sua etnia, usada em rituais noturnos. Em seguida, o Regulamento do Fórum foi lido na presença de todos.

O grande objetivo do Fórum é destacar as prioridades, bem como as demandas, de cada Ponto de Cultura e sistematizá-las para que estas venham a ser consolidadas como políticas públicas de cultura.

Dentre as propostas nacionais apresentadas, destacam-se a regionalização de editais. Alguns representantes elegeram esta demanda como prioridade, como é o caso dos estados de Mato Grosso e Espírito Santo.

Contudo, a maioria dos Pontos de Cultura elegeu como prioridade a criação e a potencialização da comunicação em rede, de forma que o Estado também possa colaborar com essa proposta, seja com recurso para ampliar a circulação entre os Pontos de Cultura, seja com a formação dos representantes. Essa demanda também soou como um chamados a todos os outros Pontos de Cultura. A capacitação serviria não somente para a elaboração de editais, mas também para os profissionais da cultura que executam os projetos e programas.

Vídeo da Teia 2008 sendo exibido aos delegados

Delegados participam de debates. Fotos: Maximiliano Leguiza

Outra proposta bastante ouvida pela manhã foi a de criar meios e mecanismos para que os Pontos de Cultura possam ser sustentáveis.

O bacana é perceber que todos os eixos temáticos das propostas foram temas de discussão durante toda a Teia 2010, o que reflete a sintonia entre os diversos setores da sociedade civil, ainda que a comunicação em rede entre os Pontos de Cultura não esteja no seu melhor momento.

O Fórum Nacional dos Pontos de Cultura segue durante todo o dia no Sebrae, em Fortaleza.

Por Fernanda Quevedo

Veja o video da plenária

Be Sociable, Share!

Tags: , ,