Comunhão e celebração da diversidade cultural

Dentro da programação da Teia 2010– Tambores Digitais haverá vários momentos diferentes. A Teia das Ações é um momento de discussão e reflexão, o III Fórum Nacional dos Pontos de Cultura é o momento político. Já a Mostra Artística “é o momento de celebração, é o grande momento artístico da Teia”, como explica Uirá Porã, coordenador de comunicação do evento.

Será na Mostra Artística que os Pontos de Cultura de todas as regiões do país poderão mostrar seu trabalho… é a mostra dos Pontos de Cultura! De acordo com Uirá Porã, este momento da Teia é quase que totalmente composto pelos Pontos, já que alguns convidados irão participar das apresentações junto com eles.

Neste ano, os participantes do evento poderão acompanhar as cerca de 90 apresentações artísticas programadas. Será a maior Mostra Artística da história das Teias. E todas as regiões e todos os estados brasileiros estarão representados.

“Esse é o nosso desejo: de levar pessoas do Norte, do Sul, do Nordeste, do Sudeste e do Centro-Oeste pra estar trocando experiências”, conta Walter Cedro, produtor da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.

Ouça aqui o que diz Walter Cedro sobre a Mostra Artística

Inscrição recorde

A organização da Teia 2010 recebeu um número recorde de inscrições para a Mostra Artística: foram 590 no total. A seleção dos trabalhos obedeceu critérios estabelecidos por uma comissão indicada pela organização do evento. Dentre os critérios estão o ineditismo dos trabalhos e a distribuição regional (uma vez que buscou-se garantir que todos os estados tivessem uma representação) dentro de cada área: teatro, circo, dança, música, artes visuais, artes integradas e cultura popular.

Os artistas contemplados irão receber, além do transporte e da alimentação, um cachê simbólico que é igual pra todos. O valor ainda não foi estipulado.

Mostrando a diversidade

“A Mostra está muito rica e belíssima”, comemora Walter Cedro. Ele conta que grupos de tambores de todo o Brasil irão se apresentar já que o tema da Teia este ano é “Tambores Digitais”. Lembrando que todos os estados terão uma representação na Mostra, ele cita, por exemplo, o Carimbó dos Quentes da Madrugada, do Pará, os tambores de Tainã, do Paraná, o Afoxé Alafin Oyó, de Pernambuco, a orquestra de Frevo dos Meninos da Ceilândia, de Brasília, e a orquestra de Berimbau do Morro do Querosene, de São Paulo.

“É um momento lúdico em que você vê todas as manifestações do país em todo lugar, então você vê toda a diversidade da teia”, diz.

No último dia da Mostra Artística, os artistas inscritos participam do Cortejo da Reabolição pela Cultura e do Show de encerramento da Mostra, que ocorre no Aterrinho da Praia de Iracema.

Be Sociable, Share!