Além da celebração do encontro dos Pontos de Cultura é importante ter espaços de apresentações e debates dos vários temas praticados pelos atores sociais do Programa, para que conjuntamente com o público e membros das comunidades interessadas nos temas específicos possam debater, apresentar propostas e definir estratégias para a otimização, desenvolvimento e continuidade do Programa Cultura Viva, além de vivenciar o que os Pontos de Cultura são e o que produzem.

(Programa Cultura Viva)

Os dias 26 e 27 de março estão reservados para a Teia das Ações – Conceitos e Práxis, atividades colaborativas que buscam reunir as ações do programa Cultura Viva dentro da Teia 2010- Tambores Digitais.

Organizada pela Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, a Teia das Ações irá complementar a programação do evento, junto com a Mostra Artística e o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura.

Como o nome já diz, a idéia é aproveitar o encontro para pensar e compartilhar os conceitos e as práticas das ações, das iniciativas premiadas e das redes que fazem parte do programa Cultura Viva. Além disso, a Teia das Ações pretende apresentar e discutir a produção dos Pontos de Cultura relacionada às ações do programa. Por fim, pretende-se elaborar estratégias e propostas para garantir a continuidade do Cultura Viva.

Desta forma, temos os três momentos que dividem a programação da Teia das Ações:

  • Apresentação das Ações e iniciativas premiadas: Serão 15 no total, sendo que cada região poderá apresentar 3 experiências de Pontos de Cultura ligadas às ações do Cultura Viva.
  • Debates: depois que os Pontos de Cultura apresentarem sua produção, a idéia é que se discutam os conceitos, os problemas, as perspectivas e as propostas de cada uma das 14 ações do Cultura Viva. A partir deste debate, espera-se definir formas de consolidar e dar continuidade ao programa.
  • Sistematização: As propostas elaboradas na rodada de debates serão apresentadas no último dia do Teia das Ações. Também irá se discutir a forma de encaminhar essas propostas do Cultura Viva ao poder público, além de se definir as estratégias de mobilização.

A previsão é de que 500 representantes das Ações do Programa Cultura Viva se inscrevam, até o dia 25 de fevereiro, para participar da Teia das Ações.

Confira a Programação Geral da Teia

Be Sociable, Share!