Disposições Gerais

A Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC), através da coordenação de comunicação da Teia, resolve promover o concurso para escolha da logomarca da Teia Ceará 2010 – Tambores Digitais.

Como fundamentos básicos, para os critérios de seleção da logomarca, deverão ser considerados o conceito, o tema e o objetivo geral do evento.

Conceito

A Teia 2010 é uma realização da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura em parceria com o Ministério da Cultura. É plural e engloba toda a diversidade artística, cultural, religiosa, política e de gênero. É um espaço para a realização do Fórum Nacional dos Pontos de Cultura e é aberto à participação e parceria de todos os Governos dos Estados e Prefeituras Municipais. Possibilita a autonomia e descentralização da produção e programação das mostras artísticas, assim como a produção de projetos especiais. Cria condições para a realização de Fóruns Estaduais dos Pontos de Cultura e Teias Estaduais. Busca uma maior participação da sociedade brasileira, através de formas alternativas de comunicação e parcerias com instituições, organizações nacionais e internacionais, empresas com responsabilidade social, movimentos sociais e redes. Objetiva a elaboração de leis para o setor cultural e a consolidação do Programa Cultura Viva como um programa do Estado brasileiro.

TEMA

Os Tambores Digitais dos Pontos de Cultura de todo o Brasil começam a se aquecer a partir de agora e irão se encontrar no Cortejo da Cidadania formando o primeiro Encontro Mundial de Tambores da Teia. Os tambores digitais são uma referência à fala de TC, mestre da Casa de Cultura Tainã, que uma vez nos disse que “o tambor foi a primeira internet”, pois eram usados para comunicação entre tribos distantes. Hoje em dia a cultura digital, com a internet e a vida em rede, multiplicaram e ampliaram o som e o número de tambores das nossas tribos. O evento acontecerá no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e dele participarão representantes de aproximadamente 2500 Pontos de Cultura instituídos pelo Ministério da Cultura e Estados de todo o país com programações específicas para os cadastrados e para o público.


OBJETIVO GERAL

Reunir a diversidade cultural brasileira, os Pontos de Cultura participantes do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva, para a continuidade do encontro Teia, no período de 22 a 28 de março de 2009, em Fortaleza – CE, para o fomento das redes de relacionamento e articulação institucional com o intercâmbio de saberes e experiências e fortalecimento do Fórum Nacional dos Pontos de Cultura em prol da consecução e do desenvolvimento das Políticas Públicas de Cultura, do Plano Nacional de Cultura e do Sistema Nacional de Cultura, com foco na temática da sustentabilidade.

Regulamento

1. DOS OBJETIVOS E PARTICIPANTES

1.1. A Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC), através da coordenação de comunicação da Teia, objetivando eleger a logomarca oficial que será lançada como símbolo da Teia Ceará 2010, institui o CONCURSO LOGOMARCA DA TEIA CEARÁ 2010 – TAMBORES DIGITAIS.

1.2. O concurso é aberto a todos os interessados, tais como profissionais de publicidade e propaganda, designers, artistas gráficos e estudantes de áreas afins.

1.3. Não poderão participar do concurso os seus julgadores, as pessoas que lhes sejam diretamente ligadas ou à organização e promoção do evento.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. O trabalho deverá ser enviado por e-mail, para o endereço teia2010@pontosdecultura.org.br, no período de 23 de outubro de 2009 a 03 de Novembro de 2009, devendo constar no assunto da mensagem: “Concurso Logomarca – Teia Ceará 2010”.

2.2. Anexo ao e-mail, o candidato deverá enviar os arquivos vetoriais dos logotipos, em aplicações coloridas, em tons de cinza e monocromáticas, além de diferentes versões para redução, caso necessário. Também deve haver uma versão com as fontes transformadas em curvas e a fonte original (que deverá ser livre) em anexo.

2.3. O envio da proposta para o e-mail do concurso implicará na aceitação plena das condições estabelecidas neste regulamento pelo candidato.

3. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

3.1. Só poderão participar trabalhos originais e inéditos, produzidos em qualquer técnica, sem limitação de uso de recursos gráficos.

3.2. A logomarca não deverá ser assinada ou conter alguma marcação de identificação do participante.

3.3. Os anexos devem conter os arquivos digitais relativos à logomarca, em imagens de alta resolução, para serem reduzidas ou ampliadas. Só serão aceitos trabalhos realizados em softwares livres, portanto, os arquivos deverão ser entregues somente nos formatos: .SVG; .PNG; ou outro formato compatível de padrão aberto e aceito pela W3C;

4. DO JULGAMENTO DOS TRABALHOS

4.1. A Comissão Julgadora do Concurso será integrada por 3 (três) membros, especialistas em comunicação visual, design gráfico e publicidade, designados pela Coordenação de Comunicação da Teia Ceará 2010.

4.2 A comissão selecionará cinco trabalhos, conforme critérios definidos no item 4.4 e os mesmos ficarão expostos na página do site Pontos de Cultura do ceará, no período de 05 a 10 de novembro de 2009.

4.3 Apenas um trabalho, dentre os cinco finalistas selecionados, será classificado em 1º lugar e utilizado como a logomarca oficial da Teia Ceará 2010 – Tambores Digitais, conforme previsto no item 5.

4.4. Serão considerados os seguintes critérios de julgamento dos trabalhos:
4.4.1. Criatividade (inovação conceitual e técnica): 20%;
4.4.2. Originalidade (desvinculação de outras marcas existentes): 20%;
4.4.3. Comunicação (concisão e universalidade): 20%;
4.4.4. Aplicabilidade (em cores e em preto e branco, em variadas dimensões e sobre diferentes fundos): 20%;
4.4.5. Relação com o conceito, o tema e o objetivo geral da Teia Ceará 2010: 20%.

4.5. Elegibilidade – os trabalhos que não estiverem em consonância com o presente regulamento, serão automaticamente desconsiderados, não cabendo qualquer recurso do(s) autor(es).

4.6. Os participantes serão informados sobre o andamento dos trabalhos através da seguinte página na Internet: http://www.culturadigital.br/teia2010

5. DA CLASSIFICAÇÃO

5.1. O resultado do concurso será anunciado no dia 13 de novembro de 2009 na página da Internet http://www.culturadigital.br/teia2010.

5.2. Caso ocorra empate na votação efetuada pela comissão julgadora, de dois ou mais trabalhos selecionados, caberá à Comissão Nacional dos Pontos de Cultura a escolha do 1º colocado.

6. DA PREMIAÇÃO

6.1. Será premiado somente o primeiro colocado, conforme descrição abaixo:

6.1.1 – O primeiro colocado receberá da Teia Ceará 2010 o valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais), em data que será previamente agendada e divulgada e um certificado de “1º Colocado no Concurso Logomarca da Teia Ceará 2010 – Tambores Digitais”;

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. O trabalho inscrito no concurso e classificado em primeiro lugar terá de ser licenciado em uma licença que permita o seu livre uso e modificação, a exemplo da licença http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.pt, para que a produção do evento e os parceiros possam utiliza-la sem qualquer restrição.

7.2. A remessa do original constituirá, por si só, a inscrição neste Concurso, dela decorrendo a aceitação, por parte do concorrente, das normas expressas neste regulamento.

7.3. O autor do trabalho selecionado concorda em realizar a cessão de seus direitos dentro das condições mencionadas no item 7.1.

7.4. A decisão da comissão julgadora será soberana e de caráter irrevogável, não cabendo qualquer recurso por parte do participante.

7.5. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Julgadora do Concurso da Logomarca da Teia Ceará 2010 – Tambores Digitais.

7.6. Elege-se o foro da cidade de Fortaleza – CE para conhecer e julgar questões por ventura levantadas em torno deste regulamento.

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