banner.programacao.simples

Uma programação de perder o fôlego. Venha para a TEIA da Diversidade!

A TEIA da Diversidade realiza uma maratona de atividades, que promete deixar sem fôlego os Pontos de Cultura participantes, assim como a população local que vai acompanhar de perto suas atividades públicas. Para os Pontos de Cultura de todo país, que estarão presentes em Natal/RN entre os dias 19 e 24 de maio, as atividades começam logo cedo, às 9 horas, e se encerram na madrugada do dia seguinte. Para a população, as opções começam à tarde e seguem também madrugada adentro. Então prepare sua garrafa de água, um tênis confortável e vamos para um mergulho em nossa rica identidade, representada na multiplicidade de opções oferecidas pela Programação de 2014.

Para quem vai ficar em casa, as opções são muitas, oferecidas pela cobertura colaborativa e os diversos canais de comunicação da TEIA na Internet e nas Redes Sociais com rádio, TV, fotos e notícias (links abaixo). Além, da mídia e da imprensa que também vão cobrir o encontro.

Algumas atividades têm caráter muito importante para a articulação do Programa Cultura Viva em suas várias frentes culturais como indígenas, afrodescendentes, ciganos, LGBT, digital, acessibilidade, entre outras. Destaque para os seminários e rodas de conversa sobre os temas mais diversos como “Roda de Conversa Terreiros Tombados” no dia 19/05, ou “As negras e seus cabelos – Fios de identidade político-cultural, afirmação e estética entrelaçados” no dia 22/05.

TEIA_iolanda huzak

Os Pontos de Cultura vão encontrar muitas ações articuladoras, das quais destacamos: o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, o Encontro Nacional de Pontos de Cultura Indígena, o Fórum de Culturas Afro-Brasileiras, o Fórum de Gestores e Comunidades dos CEUs, a Teia Digital, a Audiência da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, o Encontro Funarte de Políticas para as Artes, a Oficina de Bancos Comunitários de Desenvolvimento e Moedas Sociais, o IV Seminário Nacional de Acessibilidade em Ambientes Culturais e o II Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural, a agenda está cheia.

Para a diversão e o entretenimento, a Mostra Artística promete um painel nunca visto de nossa diversidade cultural junta e articulada em um mesmo Encontro, começando à tarde e continuando por toda noite (ver Destaques da Mostra Artística). A abordagem multicultural permite atender todos os gostos, mas promete também revelar grandes descobertas.

Como exemplo, no dia 21, a partir das 19 horas, vamos ter o Congado de Moçambique Estrela Guia/MG, a Brincadeira de Reis de Mestre Dedé Veríssimo/RN, o Maracatu Estrela Brilhante de Igaraçu/PE, Tambores do Tocantins/TO, terminando com a banda de rock tribal Verônica Decide Morrer/CE, citando somente algumas das atrações musicais do dia. Numa pequena amostragem do que vamos encontrar na TEIA, pois tem também, teatro, dança, audiovisual, cinema, mamulengos, cultura digital, Djs. Para quem é carnavalesco teremos opções imperdíveis, como os Blocos Ilú Obá De Mim/SP e o Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana/RJ, no dia 22/05.

Veja a Mostra de Cinema Indígena e Indigenista que vão acontecer dia 23/05, ou a peça “Cangaço, recortes de uma existência”, da Cia Raízes/PA um dia antes. Também, a Mostra “Ruptura CONtradição” do Projeto “Vidas Paralelas: Trabalho, indígena, campo e saúde mental” de 21 a 24/05.

Feira de Economia Solidária

Para as compras criativas todos os dias a Feira de Economia Solidária estará aberta com muitas ofertas para o consumo consciente e social.

E como acontece em toda TEIA, não pode faltar o Cortejo (desfile de todas as manifestações culturais presentes no Encontro), que este ano celebra os 10 anos do Programa Cultura Viva, saindo dia 21/05 no final de tarde, da Avenida Rio Branco (IFRN – Cidade Alta) com seu encerramento no Largo Dom Bosco.

Uma iniciativa com essa demanda espaços físicos para sua realização. Em Natal/RN, a TEIA Nacional da Diversidade 2014 ocupará áreas dedicadas e equipadas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), no SESC, equipamentos no Bairro da Ribeira e o Teatro Alberto Maranhão.

Venha participar! Venha conhecer! Venha interagir na TEIA da Diversidade.

(Clique aqui para baixar a programação completa)

TEIA Nacional da Diversidade 2014

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar