banner.programacaomostra

A diversidade como você nunca viu

A Mostra Artística da TEIA de 2014 promete, além de muita diversão e entretenimento, uma visão especial da diversidade do país. As apresentações artísticas contemplam a melhor produção dos Pontos de Cultura de todos os 27 estados brasileiros em inúmeras abordagens lúdicas, apresentando a rica mestiçagem da nossa cultura nos palcos em Natal, Rio Grande do Norte.

Felipe Camarao e Jards Macale_elcio paraiso

A Mostra Artística da TEIA proporcionará para o público presente mais de 80 espetáculos musicais, teatro, dança, circo, audiovisual, exposições, mamulengos e cultura popular; apresentando um painel único da nossa arte com todos os sotaques e particularidades da rica diversidade, aqui representada pelas atividades dos Pontos de Cultura.

E como será intensa a agenda dessas múltiplas ações culturais que serão apresentadas. A seguir destacamos alguns shows de uma programação imperdível.

Orquestra de Berimbaus tocando, além da capoeira, outros ritmos brasileiros em trabalho sem similares.  Os Tambores do Tocantins trazendo os batuques amazônicos na força da sua percussão. O Bloco Afro Ilú Obá De Min com suas mulheres no canto, dança, percussão e toda beleza das vestimentas e coreografia.  A Companhia Gira Dança formada por corpos diferenciados, em uma coreografia investigativa da cultura pernambucana e uma intervenção urbana. A Cia Balé Baião de Dança Contemporânea trazendo seus 20 anos de pesquisa para suas apresentações.  O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião trouxe os cangaceiros para frente das luzes e o cangaço se transformou num show de arte. O Grupo de Congado Moçambique Estrela Guia, percorre o Brasil com apresentações que remetem à herança negra das raízes culturais brasileira. O Cacuriá de Dona Teté em sua dança de roda, típica do estado do Maranhão e dançada aos pares com sensualidade latente. Exibição do filme “Poço da Pedra“, ficção policial que tem a participação dos alunos formados no Ponto de Cultura Projeto Escola de Artes. O TripCirco Pocket Show em um espetáculo de variedades que transporta os espectadores ao mundo mágico do circo. E muitas outras atrações, que foram selecionadas entre as centenas inscritas no Edital para às apresentações artísticas da TEIA.

Prepare-se também para o volume de informações, ritmos, instrumentos, abordagens e tudo que a diversidade brasileira tem de direito, nos palcos do Encontro dos Pontos de Cultura de todo Brasil. Violas, violões, cavaquinhos, batuques, tambores, acrobacias, mágicas, palhaços, bonecos articulados, grafites, animações, danças típicas e contemporâneas, e muito mais. Um universo artístico que vai ser revelado e merece ser Escondido e reconhecido.

Fábio do Congo

Nas palavras do Coordenador da Mostra Artística da TEIA 2014, Fábio Carvalho (foto acima): “Os 10 anos do Programa Cultura Viva trouxeram não só o amadurecimento, mas o protagonismo e a autonomia de seus Pontos de Cultura. Esses ganhos, que foram construídos ‘no braço’ pelos Pontos de Cultura. O governo só deu o ponta pé inicial, mas fomos nós, que independe de repasses de verba ou incentivo, tocamos nossos Pontos de Cultura para frente. Por isso, nós podemos dizer que nós somos os artistas e que a TEIA é nossa”.

Se nas outras edições a tônica foi a apresentação de grandes nomes como Gilberto Gil, Martinho da Villa, Fagner, Chico César, Alceu Valença, Jorge Mautner, e tantos; a TEIA 2014 apresenta o amadurecimento do Programa Cultura Viva, que se faz representar agora com a força das produções dos seus principais atores e razão de existir: os Pontos de Cultura.

Participe dessa Mostra Artística que certamente vai ficar para a história.

Diversão na certa!

Conheça a programação completa da Mostra Artística.

 

#TEIAdaDiversidade
De 19 a 24 de maio de 2014
Natal – Rio Grande do Norte (RN)

 

Onde Acontece

Fóruns, Seminários, Conferências, Teia Digital, Oficinas, Cine TEIA, Feira de Economia Solidária, Rodas de Conversa e Lançamento de Livros

Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

SESC – Avenida Rio Branco – 375 – Cidade Alta

 

Programação Artística

IFRN

UFRN

Palco Ruy Pereira – Beco do Zé Rieira
Casa da Ribeira – Largo Dom Bosco – Ribeira

SESC – Avenida Rio Branco – 375 – Cidade Alta

Teatro de Cultura Popular – Rua Jundiaí , 641 – Tirol

 

Redes Sociais                                           

Facebook www.facebook.com/teianacional
Twitter www.twitter.com/teianacional
YouTube www.youtube.com/teianacional
Instagram www.instagram.com/teianacional
Souncloud www.soundcloud.com/teianacional

E redes livres disponíveis em http://culturadigital.br/teiadadiversidade/cobertura-colaborativa/

 

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar