Documento Sonoro

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar

Em nossas vidas, a música está presente em muitos momentos, carregando consigo memórias e relações de afeto, marcas de múltiplas identidades.

É um pouco dessas histórias, memórias e afetos que apresentamos através deste Documento Sonoro” da Tiririca dos Crioulos. Foram escolhidas, pelos próprios moradores, uma pequena amostra do seu repertório. Benditos, Linhas de Toré e Gira, se misturam com o “pinicado” da sanfona da Dança do Cordão e a “peleja” dos pífanos que acompanham as Novenas dos santos.

Ao fazer o download do arquivo para o seu computador, você irá contar com um material sonoro dividido em duas partes, mais um encarte no qual compartilhamos algumas informações, os processos de escolha e gravação das músicas, além de contar um pouco sobre a história da Tiririca dos Crioulos.

Tudo isto compõe o “Documento Sonoro”, já que compreendemos as sonoridades como potenciais reveladoras de processos didáticos, disparando fenômenos da experiência, registrando memórias, guardando informações…como um documento: um “Documento Sonoro”.

Chamamos aqui de CD 1 aquele referente aos Benditos dos santos, enquanto o CD 2 conta com Linhas de Toré e Gira. Contudo, o conteúdo extrapola o que uma mídia CD poderia suportar, nos revelando as potencialidades de armazenamento dos conteúdos dispostos na internet, ampliando sua capacidade de compartilhamento. Contudo, isto também pode nos remeter a possíveis limitações, quando observamos baixos índices de acessibilidade à internet em algumas regiões, levando a problematizar e incentivar ações voltadas à esse tipo de inclusão.

Esse material faz parte de uma das obras, elaboradas em sistemas de co-autoria, pelo projeto “Do Buraco ao Mundo”. Tais materiais não possuem finalidade comercial, podendo ser compartilhadas, desde que respeitadas a originalidade de sua autoria.

Convidamos para que essas sonoridades possam proporcionar múltiplos afetos.

00 - CAPA dig

Baixe aqui:

Encarte CD Tiririca dos Crioulos Benditos Linhas de Toré e Gira

CD1 Benditos dos santos

CD2 Linhas de Toré e Gira

Licença Creative CommonsO trabalho Tiririca dos Crioulos: Benditos, Linhas de Toré e Gira de “Do Buraco ao Mundo: segredos, rituais e patrimônio de um quilombo-indígena” está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.Documento Sonoro- Of. de produção

 

4 ideias sobre “Documento Sonoro

  1. Pingback: Do Buraco ao Mundo: patrimônio cultural afro-indígena na web – Memórias, acervos e outras coleções

  2. Pingback: Tradições registradas para o futuro: conheça acervos digitais criados por povos tradicionais

  3. Pingback: Do Buraco ao Mundo: blog registra patrimônio imaterial de comunidade pernambucana - Portal Aprendiz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*