Encerramento do Transversalidades 2016

Encerramos o projeto Transversalidades, edição 2016, na Associação São Francisco de Assis. Quando escrevemos “encerramos”, é apenas que esta edição está se encerrando. Em 2017 tem mais. Fizemos um coquetel simples sem bebidas alcoólicas e refrigerantes. Teve bolo integral, achocolatado, suco, leite e frutas. Houve a participação da escritora Clotilde Chaparro e das produtoras culturais Fernanda Carvalho e Sara Ferreira na finalização das atividades 2016. O Transversalidades é patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura, da SeCult do Distrito Federal. Para este ano, o Transversalidades acabou. Em contrapartida, iniciamos na ASFA a 2ª exibição da 10ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo, dentro do projeto Cinema e Literatura.

 

20160723_112449[1]

O filme que exibimos foi Abraço de Maré, de Victor Civiaco, para 28 expectadores. Após a exibição, fizemos um debate com os participantes sobre combate à pobreza e direito à educação em nosso cineclube. Abaixo Fernanda, Clotilde e Sara.

20160723_112728[1]

 

Publicado em Projetos | Fechado para comentários

Curso de contação de histórias

Você conta para o mundo uma história de realização e alegria ou uma história de sofrimento e vitimização? Qual é a personagem que lhe representa no palco da vida? Expanda a sua própria Espiritualidade e o seu Autoconhecimento por meio da Arteterapia e das histórias. Que tal construirmos um mundo melhor? Participe do Workshop com os professores Frank e Fabiany Alves! Últimas vagas! Garanta já a sua!!!

Frank Alves o Poder Terapêutico

Publicado em Projetos | Fechado para comentários

Blog do Galeno

Galeno Amorin, o grande ativista cultural e militante na área do Livro e da Leitura, noticiou nossa ação no seu badalado Blog do Galeno. Muito bom ver nosso trabalho ser reconhecido e difundido para fora do Distrito Federal. Nosso projeto Transversalidades encerra suas atividades em 09/07/2016, retornando só em 2017. Agradecemos o patrocínio da Secretaria de Cultura do DF, por meio do Fundo de Apoio à Cultura, sem o qual não conseguiríamos fazer tanta coisa que fizemos.

Fonte: http://www.blogdogaleno.com.br/2016/06/29/tranversalidades-leva-cultura-e-acesso-a-leitura-no-df

Publicado em Projetos | Fechado para comentários

Troféu Rio 2016, UBE-RJ

Amigos da cultura, pedimos seu voto para Andreia Donadon Leal, moradora de Mariana-MG no TROFÉU RIO 2016, UBE-RJ. A Andreia é uma grande promotora do livro e da leitura por lá. O município ainda sofre com a queda da Barragem de Fundão. Estamos trabalhando juntos com empenho redobrado em distritos dizimados pela lama de rejeitos, com objetivo de não deixar morrer o patrimônio cultural das localidades. A indicação ao Troféu Rio 2016, elevou a autoestima de toda cidade, mas ela precisa receber apoio, enviando seu voto para: trofeuriouberj.2016@gmail.com. É simples. Escreva:

Nome do Indicado ao troféu: Andreia Donadon Leal

Nome do Votante / Nome da Instituição

Obrigado a quem gosta de Cultura.

Publicado em Projetos | Fechado para comentários

Cultura fora do centro

Parabenizamos a Secretaria de Cultura do Distrito Federal, o Fundo de Apoio à Cultura e o Governo de Brasília em patrocinar projetos distante dos centros urbanos. O Transversalidades trabalha a cultura em locais de vulnerabilidade social. Na Cidade Estrutural, teremos um evento marcante para a comunidade de lá (veja informações no banner abaixo). Contamos ainda com a escritora Clotilde Chaparro, que prontamente aceitou o convite. Esperamos vocês. Evento público e gratuito.

Andrey e Clotilde ASFA

Publicado em Projetos | Fechado para comentários

10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo

Criada em 2006 como uma das ações estratégicas da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, a Mostra Cinema e Direitos Humanos foi expandida ao longo dos últimos 10 anos e, atualmente, ocorre em todas as capitais federais do Brasil. Nosso coletivo é um dos responsáveis pela exibição no Distrito Federal.

A Mostra é uma estratégia para consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica (e no nosso caso também literária) e contribuindo para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.

Somos cerca de 1.000 pontos de difusão espalhados pelo país, assumindo assim um caráter descentralizador e democrático da arte e da cultura. A 10ª Mostra possui o Kit Difusão, contendo obras audiovisuais cujo conteúdo contempla aspectos relacionados aos Direitos Humanos, tais como: Direitos das pessoas com deficiência; Memória e verdade; Crianças e adolescentes; Pessoas idosas; População negra; População em situação de rua; Mulheres; Direitos Humanos e segurança pública; Proteção aos defensores de Direitos Humanos; Combate à tortura; Registro civil de nascimento; Situação prisional;  Saúde mental; Democracia e Direitos Humanos, entre outros.

O coletivo Transversalidades  já iniciou a exibição na Ong Chamaeleon (Sudoeste) com foco em crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e mulheres vítimas de violência doméstica. Pretendemos fazer exibição nos meses de junho, julho e agosto na Associação São Francisco de Assis (Estrutural) e na Biblioteca Braille Dorina Nowill em Taguatinga.

Filmes do Kit Difusão

Longas Metragens :

1 – Felix, O Herói da Barra –  Edson Fogaça –  72 Min – Brasil –  Classificação Livre

Temática:  Direito da População Afrodescendente

  2 – 500 Os Bebês Roubados Pela Ditadura Argentina –  Alexandre Valenti –  100 min – Brasil / Argentina –  Classificação 12 anos

Temática: Infância / Direito à Memória e à verdade

3 – Porque Temos esperança – Susanna Lira – 71 min – Brasil –  Classificação 10 anos

  Temática: Registro Civil de Nascimento

Média Metragem :

4 – Abraço de Maré – Victor Ciriaco –  Brasil –  16 min – Classificação Livre

Temática: Combate à Pobreza / Direito à Educação

 Curta Metragem :

5- O Muro é o Meio –  Eudaldo Monção Jr. – Brasil –  15 min – Classificação 10 anos

Temática: Direito à Participação Política

6 – Do Meu Lado –  Tarcísio lara Puiati –  Brasil – 14 min –  Classificação Livre

Temática: Diversidade religiosa

Publicado em Projetos | Fechado para comentários

Vestindo Cultura

Esta chegando mais uma edição do projeto Vestindo Cultura. Um projeto bem bacana que mistura linguagens culturais, principalmente a moda e a literatura. Oito títulos literários foram selecionados para que estilistas transformem os livros em roupas na passarela. Os livros são:
 .
Colheita Final, A (Antonio Pinto Ferraz)
Duzinda (Clotilde Chaparro)
Gestão da Cultura para o Desenvolvimento de Cidades (Selma Santiago)
Meu Primeiro Dia de Aula (Rafael Alvarenga / Rafael Hildebrand)
Mercado Editorial (Andrey do Amaral)
Nas Bordaduras de um Botão (Karla Calasans)
Pense Grande (Alex Bonifácio)
Um soco na alma (Wilza Meireles e Beatriz Schwab)
 .
Está ainda na suplência o cordel Lucíola, de Marco Haurélio, caso algum escritor desista de participar desta produção. A editora homenageada nesta edição será a Pergunta Fixar.
 .
A 4ª edição do Vestindo Cultura tem patrocínio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal por meio do Fundo de Apoio à Cultura. A realização é das empreendedoras Mulheres de Sucesso DF. Mais informações na fan page do grupo.
Publicado em Projetos | Fechado para comentários

Mostra de Cinema

Um de nossos projetos, o Literatura e Cinema, foi selecionado para a Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo – Edição 2016. O Circuito Difusão será exibido na Associação São Francisco de Assis, entidade parceira do coletivo Transversalidades. Recebemos o material e teremos apoio do Instituto Cultura em Movimento.

2016-05-10 18.30.40

Publicado em Projetos | Fechado para comentários

Prêmio Viva Leitura

Os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) premiaram, na noite dessa quinta-feira (5), em Brasília, os vencedores e homenagearam os finalistas da 8ª edição do Prêmio VivaLeitura, que tem como objetivo estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências de incentivo à leitura no Brasil. Os quatro vencedores receberam premiação de R$ 25 mil.

Na categoria 1, chamada de Biblioteca Viva, o projeto vencedor foi o da Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, que fica na capital paraense. Intitulado Tornar visíveis os invisíveis, um desafio instigante, a parceria da biblioteca com o Centro Pop (um espaço de assistência social local) proporcionou paulatinamente a quebra de preconceitos e a abertura de atividades na área externa da biblioteca. Essas ações permitiram a ampliação do público que frequentava o local ao acolher, atender e integrar a população em situação de rua com a comunidade. Eles passaram a ter o contato com livros, revistas, jornais e incluíram a leitura em seu dia a dia.

A categoria 2, Escola Promotora de Leitura, premiou a ação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leocádia Felizardo Prestes, de Porto Alegre (RS), pelo projeto Pacto pela Leitura – Formação de Pais Leitores, coordenado pelas professoras Cláudia Sepé e Sandra Holleben. A partir de convites feitos pelas professoras e entregues pelos filhos, um grupo de pais começou a participar de encontros e perceberam o quanto poderiam agregar no desenvolvimento e na aprendizagem de seus filhos se lessem com eles e incluíssem a leitura como hábito e atividade a ser compartilhada entre os membros da família.

Na categoria 3, Territórios da Leitura, o prêmio foi para o projeto Literatura Cura, do Instituto Chamaeleon, de Brasília. Sob coordenação de Beatriz Schwab, eles usam a leitura como instrumento para ajudar no tratamento de crianças e adolescentes vítimas de abusos e violência sexual e de mulheres vítimas de violência doméstica. O estímulo vem por meio de leituras, oficinas de contação de histórias, produção de textos e criação de poesia, com acompanhamento de psicólogos e pedagogos.

Na categoria 4, Cidadão Promotor de Leitura, o projeto À Flor da Pele foi o vencedor. Coordenado pela escritora Marli Silveira, as detentas do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul (RS) descobriram, na produção de textos e na leitura, novas perspectivas e possibilidades de vida.

Os projetos Exposições Literárias Itinerantes de Minas Gerais; Brinquedoteca Pública Municipal de Sobral, do Ceará; Verdade Aberta, de São Paulo; Tear de Histórias, do Rio de Janeiro; e Kombina, do Rio Grande do Sul, ganharam a menção honrosa José Mindlim.

 

Publicado em Projetos | Fechado para comentários

Dia de leitura

Fizemos um dia de leitura e contação de histórias para crianças em situação de vulnerabilidade social da Cidade Estrutural. Nosso evento aconteceu na Biblioteca Nacional de Brasília e os projetos eram o Varal da Leitura, Contação de Histórias, Leitura Individual e um lanchinho ao ar livre para finalizar o dia. O Transversalidades nunca para, nem aos domingos.

20160424_113519

20160424_105248

20160424_113537

20160424_115058

Publicado em Projetos | Fechado para comentários
Pular para a barra de ferramentas