CineBaru

De 12 a 14 de setembro, acontece a Mostra Sagarana de Cinema, em Arinos-MG. É a 3ª edição do simpático CineBaru. E Karla Calasans, nossa parceira e membro do coletivo Transversalidades, tem um audiovisual concorrendo na Mostra com a adaptação do cineasta Kennel Régis do poema A visita, escrito por Karla Calasans. Tanto o CineBaru quanto o Cineclube e Ponto de Cultura Transversalidades acreditam no cinema como espaço potente de encontros e reflexões; para propiciar diálogos e compartilhar experiências entre as comunidades e os participantes da Mostra. Assim, seu objetivo é promover uma imersão no sertão enquanto local de encontro, fomentando a formação de uma rede de cinema na agenda de festivais nacionais. Com isso, tem-se o intuito de fortalecer os grupos que realizam, moram, produzem e pesquisam nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais e no Distrito Federal. O poema A visita consta no livro Nas bordaduras de um botão e está disponível para venda nas melhores livrarias. Estamos na torcida, Karla.

Outras informações: https://cinebaru.wordpress.com/

IMG_20190912_095313_086

FB_IMG_1567076107087

Publicado em Projetos | Fechado para comentários

Somos destaque

Somos destaque.

IMG-20190806-WA0002

Publicado em Projetos | Fechado para comentários

Correio Braziliense noticia o Transversalidades

Sempre é bom contar com a grande mídia, cobrindo nosso cineclube.

 

Guará recebe evento com exibição de filmes e debate sobre cidadania

O cineclube será na Escola Classe 05, do Guará 1, na próxima quarta-feira (7/8). A exibição será gratuita e aberta ao público

 

A comunidade do Guará recebe na próxima quarta-feira (7/8) o Cineclube Transversalidades. O evento debate inclusão, medo, valores, integração, cidadania,  bullying, entre outros assuntos do âmbito escolar, por meio da exibição de curta-metragens. O encontro será na Escola Classe 05, do Guará 1, das 8h30 às 14h30, e contará com a participação de professores e profissionais da educação da instituição. A exibição será gratuita e aberta ao público.
.
20181125_161527[1]
Foto ilustrativa
.
O intuito do Cineclube Transversalidades é promover não apenas acesso à cultura por meio do cinema, mas também promover ação sobre cidadania e inclusão. “A proposta é feita no local público e aberta à comunidade para não parecer apenas um evento escolar. A participação da população é importante para termos opiniões diferentes e levar questões que estão fora do muro da escola para dentro dela. O debate vai agregar muito, tanto para os professores como para alunos e pais”, disse o oficineiro e integrante do grupo Andrey do Amaral.
 .
Além da exibição dos filmes, haverá oficina de cinema e direitos humanos com os professores sobre a Lei 13.006/2014, conhecida como a lei sobre cinema nas escolas. Todas as sessões terão áudio descrição ou outro recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência.
 .
O Cineclube é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O projeto é dirigido pela produtora Fernanda Carvalho, vencedora do Prêmio Equidade de Gênero.

Serviço:

Cineclube Transversalidades
Quando: 7/8, quarta-feira
Onde: Escola Classe 05 do Guará 1, QE 20, lote A, Área Especial
Horário: às 8h30 e às 14h30
Valor: gratuito
Classificação: livre
Mais informações:  98457-7131/ 98500-5774
FONTE 1: Correio Braziliense, 05/08/2019
FONTE 2:  https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2019/08/05/interna_cidadesdf,775602/guara-recebe-evento-com-exibicao-de-filmes-e-debate-sobre-cidadania.shtml
Publicado em Projetos | Fechado para comentários

Debate de cinema brasileiro

Nesta quarta-feira, o Cineclube transversalidades estará na EC 05 para uma oficina-debate com professores e interessados no assunto. Esta escola é considerada uma das melhores escolas públicas do DF e, a partir de nossa interferência, começará a aplicar a lei 13.006/2014 que complementa a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, obrigando a exibição de, no mínimo, 2 horas de audiovisual (e cinema brasileiro obrigatoriamente) nas escolas, como complemento às atividades curriculares. Essa importante ação só é possível graças ao aporte do Fundo de Apoio à Cultura, e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. O evento é gratuito e aberto à comunidade. Mais detalhes no banner abaixo.

Banner Cineclube Transversalidades - FAC Regionalizado 2018 Exibição 07-ago-19

 

20190702_081949

Publicado em Projetos | Fechado para comentários

CEE 1 e audiovisual

CLIPPING:

2019 Clipping Transversalidades 2019

Clipping Eletrônico FAC Regionalizado 2018 – 12 ago 2019

Clipping Eletrônico 2018 Transversalidades

É bastante encantador trabalhar o acesso à cultura para pessoas com deficiência. Foi o que fizemos com o CEE 1 graças à sensibilidade e o amor humano da vice-diretora da escola. Nesta parceria com o Centro de Ensino Especial nº 1, do Guará I, o projeto Transversalidades pode introduzir a sétima arte no cotidiano de professores, alunos, pais e responsáveis, operadores da educação e comunidade guaraense. Detalhe importante é que o Transversalidades não somente exibe os filmes; queremos propor um diálogo com os direitos humanos e tornar o que foi visto em proposta de vida e mudança social. Plantamos uma sementinha e torcemos para que esta semente dê bons frutos. No vídeo abaixo, Fernanda Carvalho, coordenadora do Cineclube Transversalidades e Diretora de Arte do projeto, agradece a experiência de aplicar audiovisual em escola especial no dia 04 de julho.

Outro depoimento importante é do arte-educador Andrey Santos, especialista em Acessibilidade Cultural. Cremos que o trabalho não pode ser visto como mero entretenimento. O objetivo do Transversalidades é discutir temas da atualidade, assuntos polêmicos e propostas de mudança e inclusão social. O público de pessoas com deficiência é especial no sentido mais amplo da palavra. São especiais porque transmitem uma sensibilidade incomum a quem está por perto. Queremos que o projeto siga forte na escola. Em breve voltaremos com outros audiovisuais.

Além da exibição de audiovisuais no ECC 1, aplicamos um questionário a professores e interessados para contribuir com ações futuras deste projeto. As questões se basearam na lei nacional, a 13.006/2014, conhecida como Lei sobre Cinema nas Escolas, que obriga a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica.

Agradecemos ao Fundo de Apoio à Cultura, que destinou recursos a este projeto, à Secretaria de Cultura e Economia Criativa e ao Governo do Distrito Federal. Sem o suporte dessas instituições seria inviável aplicar o projeto.

 

Publicado em Projetos | Tagged , , , , , , | Fechado para comentários

Acessibilidade sempre

Acessibilidade é a tônica do Transversalidades. Por isso, e mais uma vez, voltamos ao Centro de Ensino Especial nº 01, do Guará I, para novas sessões. O evento é aberto ao público e gratuito e conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.  Mais informações no banner abaixo.

Banner Cineclube Transversalidades - FAC Regionalizdo 2018 - Exibição 4-jul-2019 - banner 3

 

 

Publicado em Projetos | Tagged , , , , , | Fechado para comentários

Pequenos espectadores

Crianças da Escola Classe 05 receberam hoje, 02 de julho, filmes infantis do Cineclube Transversalidades. A escola é referência de ensino pela necessária preocupação do corpo diretivo em formar constantemente o corpo docente. Professores compromissados, direção atuante e pais/responsáveis participativos fazem alunos super aplicados. A escola também recebe – sem distinção – alunos com deficiência, os quais são incluídos no meio, provando a cidadania e o cuidar do outro.

20190702_081949

O Cineclube Transversalidades gostou de exibir filmes para crianças, e por isso meninos e meninas da EC 05 têm a oportunidade de assistirem a filmes com lindas mensagens de cidadania e irmandade. Nossa primeira experiência aconteceu com os pequenos do Sol Nascente, na Ceilândia. Chegou agora a vez do Guará I.

20190702_081628

Esse projeto é executado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, um incentivo e continuarmos a mudar a realidade das comunidades por meio dos Direitos Humanos.

Publicado em Projetos | Tagged , , , , | Fechado para comentários

Crianças e o cinema brasileiro

Nesta terça-feira, dia 02 de julho, crianças da Escola Classe 05, do Guará I, recebem o Cineclube Transversalidades. Com auxílio dos professores, os pequenos vão debater temas como ancestralidade, medo, rejeição, amizades, bullying, aparência, entre outros temas da mostra de cinema. O Transversalidades promove não apenas acesso à cultura por meio do cinema, mas também cidadania, inclusão e interação. Um dos nossos propósitos é formar através da telona um cidadão mais justo em nossa sociedade desigual. Os audiovisuais são curtas e médias metragens, podendo ser ficção ou documentários e os debates baseados em temas sobre Direitos Humanos. Em todas as sessões há audiodescrição ou algum outro recurso acessível para pessoas com deficiência. Embora as sessões aconteçam dentro de uma escola, as sessões são abertas ao público.

Filmes

O Menino Leão e a Menina Coruja (Direção: Renan Montenegro / Ficção, 16 min, DF, 2016, livre). Sinopse: No universo das pessoas-animais, os seres mesclam características humanas com as de outro animal. Quando filhotes, estudam na Escola Filhote Selvagem, onde o aprendizado vai muito além da sala de aula.

Caminho dos gigantes (Direção: Alois Di Leo / Animação, 12 min, SP, 2016, livre). Sinopse: O filme é uma busca poética pela razão e propósito que conta a história de Oquirá, uma menina indígena de seis anos, que enfrenta o ciclo da vida e o conceito de destino. O filme explora as forças da natureza e a nossa conexão com a terra e os seus elementos.

O Jovem Príncipe (Direção: Ducca Rios / Animação, 3 min, BA, 2015, livre). Sinopse: O jovem príncipe mostra um nobre que pede ao rei que lhe dê um pônei e o rei o imagina como guerreiro de sua cavalaria. Eles vão ao bosque encantado e vários pôneis e criaturas encantadas se apresentam ao garoto, porém ele não gosta de nenhum. No fim, opta por um pônei cinza e magro, mostrando que a amizade e o carinho não são baseados na aparência. O rei se surpreende, mas logo depois sorri.

Nimbus, o caçador de nuvens (Direção: Marco Nick / Animação, 15 min, MG, 2016, livre). Sinopse: Durante uma tempestade, Nimbus se aventura pela floresta para capturar nuvens imensas e furiosas.

Médico de monstro (Direção: Gustavo Teixeira / Ficção, 11 min, SP, 2017, livre). Sinopse: Dudu já escolheu sua futura profissão. Agora terá que enfrentar seus medos para se tornar um médico de monstros.

Banner Cineclube Transversalidades - FAC Regionalizado 2018 - Exibição 2-jul-2019

O Cineclube, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, é dirigido pela Fernanda Carvalho, produtora vencedora do Prêmio Equidade de Gênero. Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público. Mais detalhes sobre o projeto e os filmes a serem exibidos, acesse: http://culturadigital.br/transversalidades/ ou ligue para (61) 9.8457-7131 / 9.8500-5774. Assessoria de imprensa: casadaredacao@gmail.com

Publicado em Projetos | Tagged , , , , , | Fechado para comentários

Sessão da tarde

Dando continuidade às sessões do Transversalidades, publicamos aqui o depoimento da vice-diretora do CEE 1, do Guará, sobre o nosso projeto.

No período da tarde continuamos as exibições com curta-metragens da Mostra de Cinema e Direitos Humanos e do Gira Curta. Graças ao Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC), podemos levar a missão de difundir o audiovisual como meio de discussão com a comunidade por meio da escola. Pais, professores, operadores da educação, voluntários e interessados fazem do projeto Transversalidades um ponto impulsionador da cultura audiovisual brasileira.

20190619_160938

Hoje, 19 de junho, estreamos o Transversalidades no Dia do Cinema Brasileiro – um belo dia para lançarmos o projeto. Infelizmente hoje também faleceu o crítico de cinema e jornalista Rubens Ewald Filho, aos 74 anos. A perda para o cinema nacional é irreparável. Nosso Cineclube Transversalidades lamenta a morte de Rubens e deseja consolo à família dele.

20190619_160817

Este projeto Transversalidades é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura, da SECEC.

Publicado em Projetos | Tagged , , , , , | Fechado para comentários

Transversalidades – Sessão participativa

Sessões da manhã. Cerca de 45 professores assistiram aos filmes do Transversalidades. Tudo o que foi debatido e aprendido nas oficinas será replicado em sala de aula para alunos do Centro de Ensino Especial nº 1, do Guará. O professor Lima fez um depoimento emocionante sobre o Transversalidades no vídeo abaixo.

 

Abaixo seguem algumas fotos para registro.

20190619_085441

20190619_100529

Publicado em Projetos | Tagged , , , , , , , , | Fechado para comentários
Pular para a barra de ferramentas