O que é o Transversalidades?

Fernanda Carvalho explica um pouco do projeto Transversalidades ao público geral. Agradecemos aos tantos apoiadores do projeto que acreditam a leitura pode proporcionar oportunidades diferentes e melhores às pessoas em situação vulnerável.

Publicado em Projetos | Fechado para comentários

Mais cinema, mais exibições: Guará

Nosso Cineclube Transversalidades volta com força total. Nos meses de junho, julho e agosto, chegamos ao Guará para a mostra de cinema com 16 sessões gratuitas de filmes brasileiros. Nas atividades, há debates críticos sobre questões da comunidade, como violência contra mulheres e crianças, território, racismo, exclusão, minorias, economia criativa, entre outros. Os debates são participativos, com mediação de convidados especiais e/ou da equipe do cineclube.

O Transversalidades promove não apenas acesso à cultura por meio do cinema, mas também cidadania, inclusão e interação. Os audiovisuais são curtas e médias metragens, podendo ser ficção ou documentários com temas sobre Direitos Humanos. Em todas as sessões há audiodescrição ou algum outro recurso acessível para pessoas com deficiência.

O Cineclube, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, é dirigido pela produtora Fernanda Carvalho, que já recebeu em seu cineclube a Mostra de Cinema e Direitos Humanos e o Festival Gira Curta; a produtora cultural tem parceria com algumas distribuidoras, como a Inquieta e a Taturana. O Transversalidades é afiliado ao Conselho Nacional de Cineclubistas.

Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público. Mais detalhes sobre o projeto e os filmes a serem exibidos, acesse: http://culturadigital.br/transversalidades/ ou ligue para (61) 9.8457-7131 / 9.8500-5774. Assessoria de imprensa: casadaredacao@gmail.com

 

Sessões acessíveis e gratuitas:

Dia: 19/06/2019: CEE 01 do Guará, QE 20, lote A, Área Especial 01, Guará – DF. Às 8h30 e às 14h30

Dia: 03/07/2019: EC 05 do Guará, QE 20, lote A, Área Especial 01, Guará – DF. Às 8h30 e às 14h30

Dia: 04/07/2019: CEE 01 do Guará, QE 20, lote A, Área Especial 01, Guará – DF. Às 8h30 e às 14h30

 

Publicado em Projetos | Fechado para comentários

Cineminha na Estrutural

Fizemos uma sessão nesta tarde de segunda-feira, dia 13 de maio, com a exibição de dois curtas para um público seleto de aproximadamente 12 pessoas da ASFA.

Publicado em Projetos | Fechado para comentários

Cineminha na Estrutural

Por mais uma vez fizemos a exibição de um curta-metragem com um excelente debate após o filme. Exibimos o audiovisual Sophia (Kennel, 2013) dia 18 de março, segunda-feira à tarde, para 22 pessoas na Associação São Francisco de Assis, da Cidade Estrutural. A história é envolvente e nos leva à reflexão sobre o cotidiano de uma pessoa surda. Nosso Cineclube Transversalidades tem o objetivo de levar Cultura em áreas vulneráveis do DF e entorno. As sessões são sempre gratuitas e acessíveis.

IMG-20190318-WA0041

Publicado em Projetos | Fechado para comentários

Cineminha no Sol Nascente

Publicado em Projetos | Fechado para comentários

Transversalidades apoia mulheres em situação de vulnerabilidade

Transversalidades apoia mulheres em situação de vulnerabilidade

Projeto tem como principal público-alvo mulheres que foram vítimas de traumas psicológicos, abusos e violência doméstica e promove atividades continuadas que relacionam literatura e direitos humanos, como rodas de conversa, contação de histórias, sessões de cinema e oficinas literárias.

Por Leonardo Sá

Um dos principais aspectos da literatura é sua importante capacidade de criar novos mundos, movimentando afetos entre as obras e seus leitores, a fim de que estes sintam-se empoderados a se tornarem donos de suas próprias narrativas. Neste sentido, cabe afirmar que um bom livro é também um bom antídoto para acalmar as cicatrizes invisíveis deixadas na história de quem foi vítima de algum tipo de abuso ou trauma.

Foi pensando nesse importante aspecto social da literatura que a Pergunta Fixar Editora e Produtora de Arte, Educação e Cultura, desenvolveu no Distrito Federal o projeto “Transversalidades”. Contando com a participação dos escritores da editora, o projeto tem como principal público-alvo mulheres que foram vítimas de traumas psicológicos, abusos e violência doméstica.  Através de atividades continuadas que buscam promover a interface entre literatura e direitos humanos, como rodas de conversa, contação de histórias, sessões de cinema e oficinas literárias, o “Transversalidades” propõe uma intervenção genuína em realidades locais onde a violência desponta como prática hegemônica. Acreditando ser função da literatura a promoção da justiça social, o projeto prevê também a distribuição gratuita de livros como o título “Um Soco Na Alma”, das autoras Beatriz Schwab e Wilza Meireles, que apresenta relatos e análises sobre violência psicológica.

“A proposta do Transversalidades é bastante relevante, pois dá foco em questões sociais que atingem principalmente as periferias de Brasília, sobretudo a violência sexual. É um projeto coerente, focado no diagnóstico levantado, e apresenta resultados que transformam seu público alvo, por meio de oficinas literárias e filmes”, comenta Vera Esau, membro da comissão avaliadora do Prêmio IPL.

Além das atividades previstas em sua realização, é importante ressaltar que o “Transversalidades” conta ainda com aconselhamento jurídico e psicológico gratuito, completamente integrado ao campo de ações que a Pergunta Fixar Editora vem realizando no Distrito Federal e nas regiões de seu entorno. Pelo importante serviço prestado às comunidades locais, em específico às comunidades de Estrutural e de Águas Lindas do Goiás, o projeto foi contemplado com o reconhecimento de suas atuações pela SeCult DF em 2018, e tornado Ponto de Cultura.

FONTE: site do Instituto Pró-Livro

Publicado em Projetos | Fechado para comentários

As Mil Mulheres

Nosso Ponto de Cultura Transversalidades, em parceria com a Taturana Mobilização Social, exibiu o filme As Mil Mulheres neste domingo 25/11, em Ceilândia, para cerca de 150 pessoas. Ficamos muito satisfeitos. Além da exibição, teve leitura de poemas de Marco Haurélio e trechos do livro Sempre amigas, de Soraia Luana Reis – ambos autores da Pergunta Fixar, apoiadora e mantenedora do Cineclube Transversalidades. SINOPSE: Quatro artistas desenvolvem obras inspiradas por histórias de outras mulheres. Entre escolhas, reflexões, falhas e acertos, as artistas revelam como conectam seu universo interior às questões do mundo à sua volta.

Mostra Literatura 01-01

 

20181125_161527[1]

 

Outra exibição de As Mil Mulheres está marcada para esta terça-feira, 27. Veja mais informações no banner abaixo. Todas as nossas sessões são abertas ao público e gratuitas. Veja e traga seus amigos.

Mostra Literatura 01-02

Publicado em Projetos | Fechado para comentários

Dia das Crianças no Sol Nascente

Nosso Ponto de Cultura Transversalidades, em conjunto com a Biblioteca Comunitária Andrey do Amaral, esteve presente na grande comunidade Sol Nascente, Ceilândia Norte-DF, a maior favela da América Latina segundo a mídia brasiliense (informação da qual discordamos). Alegramos o Dia das Crianças com cultura e amor para 250 crianças, as quais tiveram um dia feliz na dura e hostil realidade do Sol Nascente. A literatura muda o mundo. Participe conosco, ajude também a mudarmos o mundo de centenas de crianças e adolescentes, pois o trabalho é contínuo e duro. Feliz Dia das Crianças! Apoio Ponto de Cultura Transversalidades.

20181012_100529[1]

 

20181012_113333[1]

#biblioteca #bibliotecacomunitaria #andreydoamaral #solnascente #ceilândia #arte #cultura #lazer #diversao #crianças #diadascrianças #pontodecultura #transversalidades

Publicado em Projetos | Fechado para comentários

Cultura para crianças com fissura palatal

Nosso coletivo e cineclube Transversalidades, em parceria com a biblioteca comunitária Andrey do Amaral esteve presente em ações de cultura na antecipação do Dia das Crianças hoje, 06/10/2018, no Cine Brasília em um dia de alegria para meninos e meninas com lábio leporino (fissura palatal). Houve contação de histórias, pintura, cinema, livros e muito mais. Como não poderia deixar de ser, tal qual em nosso cineclube, o filme exibido foi Ferdinand, porém não houve bate-papo após a sessão. Felicidade para mais de 500 pessoas presentes do evento. Bom fazer o bem difundindo cultura.

20181006_093000[1]

20181006_095700[1]

Publicado em Projetos | Fechado para comentários

Prêmio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Presidência da República

As ações do Transversalidades estão integradas com diversas políticas públicas, em especial as do Distrito Federal. Fazemos parte do Programa Mala do Livro, que leva a leitura para áreas degradadas. Nossa ação está em consonância com os Princípios Norteadores do Plano do DF do Livro e da Leitura em especial a Leitura e a Escrita como Práticas Sociais e Culturais, a Cidadania e os Direitos Humanos, a Diversidade Cultural, a Leitura para a Liberdade, e também dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Mais que um benefício cultural, este projeto provou que traz substanciais benefícios sociais às comunidades atendidas, especialmente por nosso caráter acolhedor e inclusivo tal qual também orienta o Plano Nacional do Livro e da Leitura, do Ministério da Cultura. Além disso, somos ponto exibidor da Mostra de Cinema e Direitos Humanos, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, e do Festival Gira Curta, exibindo filmes com temática diversificada. Por estas razões, nossa proposta foi validada pela Presidência da República no Prêmio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, edição 2018.

 

FONTE 1: http://www4.planalto.gov.br/ods/menu-de-relevancia/premio-ods-brasil-1

FONTE 2: http://www4.planalto.gov.br/ods/menu-de-relevancia/premio-ods-brasil-1/relacao-das-praticas-validadas/view

Publicado em Projetos | Fechado para comentários
Pular para a barra de ferramentas