10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo

Criada em 2006 como uma das ações estratégicas da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, a Mostra Cinema e Direitos Humanos foi expandida ao longo dos últimos 10 anos e, atualmente, ocorre em todas as capitais federais do Brasil. Nosso coletivo é um dos responsáveis pela exibição no Distrito Federal.

A Mostra é uma estratégia para consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica (e no nosso caso também literária) e contribuindo para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.

Somos cerca de 1.000 pontos de difusão espalhados pelo país, assumindo assim um caráter descentralizador e democrático da arte e da cultura. A 10ª Mostra possui o Kit Difusão, contendo obras audiovisuais cujo conteúdo contempla aspectos relacionados aos Direitos Humanos, tais como: Direitos das pessoas com deficiência; Memória e verdade; Crianças e adolescentes; Pessoas idosas; População negra; População em situação de rua; Mulheres; Direitos Humanos e segurança pública; Proteção aos defensores de Direitos Humanos; Combate à tortura; Registro civil de nascimento; Situação prisional;  Saúde mental; Democracia e Direitos Humanos, entre outros.

O coletivo Transversalidades  já iniciou a exibição na Ong Chamaeleon (Sudoeste) com foco em crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e mulheres vítimas de violência doméstica. Pretendemos fazer exibição nos meses de junho, julho e agosto na Associação São Francisco de Assis (Estrutural) e na Biblioteca Braille Dorina Nowill em Taguatinga.

Filmes do Kit Difusão

Longas Metragens :

1 – Felix, O Herói da Barra –  Edson Fogaça –  72 Min – Brasil –  Classificação Livre

Temática:  Direito da População Afrodescendente

  2 – 500 Os Bebês Roubados Pela Ditadura Argentina –  Alexandre Valenti –  100 min – Brasil / Argentina –  Classificação 12 anos

Temática: Infância / Direito à Memória e à verdade

3 – Porque Temos esperança – Susanna Lira – 71 min – Brasil –  Classificação 10 anos

  Temática: Registro Civil de Nascimento

Média Metragem :

4 – Abraço de Maré – Victor Ciriaco –  Brasil –  16 min – Classificação Livre

Temática: Combate à Pobreza / Direito à Educação

 Curta Metragem :

5- O Muro é o Meio –  Eudaldo Monção Jr. – Brasil –  15 min – Classificação 10 anos

Temática: Direito à Participação Política

6 – Do Meu Lado –  Tarcísio lara Puiati –  Brasil – 14 min –  Classificação Livre

Temática: Diversidade religiosa

Este post foi publicado emProjetos. Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado para comentários, mas você pode deixar um trackback:Trackback URL.
Pular para a barra de ferramentas