Legado do Homem e da Cidade

Por meio de pesquisa escrita romanceada, de cunho histórico-documental, o professor Andrey do Amaral divulga seu novo projeto: Legado do Homem e da Cidade, que busca resgatar, promover e registrar a vida e os grandes feitos de personagens significativos para o Distrito Federal. Essa pesquisa tem apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF.

O grande personagem deste trabalho é a própria cidade do Gama, ambiente que cresceu significativamente após os anos 1990, tanto cultural como economicamente. Um dos destaques que Andrey do Amaral aponta é o empreendedor Apparecido, o qual desenvolveu projetos em torno da educação local, gerando renda, emprego, desenvolvendo cultural e economicamente o Distrito Federal. Além deste, o escopo da pesquisa pretende ainda trabalhar com as escritoras Clotilde Chaparro e Dinorá Couto em biografias sobre suas histórias com os feitos culturais.

Essa pesquisa histórico-documental sobre a memória, a identidade e patrimônio de Brasília por meio da vida de empreendedores desconhecidos resgata a importância dessas pessoas e cidades, salientando o desenvolvimento econômico, cultural e educacional para Brasília e seu entorno.

Como objetivos principais, Andrey do Amaral desenvolve estudos exploratórios e qualitativos de personagens ainda desconhecido do Distrito Federal, além de pesquisar, com auxílio de sua equipe, nos arquivos da Administração Regional do Gama, no Arquivo Público do DF, entre outras instituições, material sobre os biografados e suas técnicas de empreendedorismo educacional e cultural. E também resgatar e salvaguardar a memória de personalidades empreendedoras no ramo educacional em uma biografia de atores icônicos da história das cidades e personagem fora do circuito da elite, como ainda promover e facilitar o acesso à população da identidade cultural de visionários empreendedores, recuperando seu empenho e compromisso com Brasília e entorno.

Em contrapartida ao apoio da FAP-DF, Andrey do Amaral se compromete a imprimir todas as peças gráficas a partir de fontes certificadas, ou seja, utilizando papel reciclado e/ou oriundo de florestas plantadas. “Quando finalizada a pesquisa, doaremos os banners para o projeto Planeta Banner Bags”, empenha-se Andrey. Ajudando ainda na sustentabilidade ambiental, a impressão das peças gráficas será com tinta à base de soja, com baixo teor de álcool isopropílico, reduzindo risco à saúde, e papel produzido de florestas cultivadas em áreas não degradadas e/ou inteiramente reciclável. O catálogo do projeto também foi feito com papel de certificação florestal (oriundos de florestas plantadas ou da cana de açúcar)

A pesquisa ocorre nas cidades de Brasília, Gama e Taguatinga e tem apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. Também apoia o projeto o Programa Mala do Livro, da Secretaria de Cultura do DF.

 

Serviço Legado do Homem e da Cidade:

Curadoria: Andrey do Amaral

Contato: andreydoamaral@gmail.com / (61) 9.8457-7131

Patrocínio: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal / FAP-DF

 

 

Este post foi publicado emProjetos. Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado para comentários, mas você pode deixar um trackback:Trackback URL.
Pular para a barra de ferramentas