Crianças e o cinema brasileiro

Nesta terça-feira, dia 02 de julho, crianças da Escola Classe 05, do Guará I, recebem o Cineclube Transversalidades. Com auxílio dos professores, os pequenos vão debater temas como ancestralidade, medo, rejeição, amizades, bullying, aparência, entre outros temas da mostra de cinema. O Transversalidades promove não apenas acesso à cultura por meio do cinema, mas também cidadania, inclusão e interação. Um dos nossos propósitos é formar através da telona um cidadão mais justo em nossa sociedade desigual. Os audiovisuais são curtas e médias metragens, podendo ser ficção ou documentários e os debates baseados em temas sobre Direitos Humanos. Em todas as sessões há audiodescrição ou algum outro recurso acessível para pessoas com deficiência. Embora as sessões aconteçam dentro de uma escola, as sessões são abertas ao público.

Filmes

O Menino Leão e a Menina Coruja (Direção: Renan Montenegro / Ficção, 16 min, DF, 2016, livre). Sinopse: No universo das pessoas-animais, os seres mesclam características humanas com as de outro animal. Quando filhotes, estudam na Escola Filhote Selvagem, onde o aprendizado vai muito além da sala de aula.

Caminho dos gigantes (Direção: Alois Di Leo / Animação, 12 min, SP, 2016, livre). Sinopse: O filme é uma busca poética pela razão e propósito que conta a história de Oquirá, uma menina indígena de seis anos, que enfrenta o ciclo da vida e o conceito de destino. O filme explora as forças da natureza e a nossa conexão com a terra e os seus elementos.

O Jovem Príncipe (Direção: Ducca Rios / Animação, 3 min, BA, 2015, livre). Sinopse: O jovem príncipe mostra um nobre que pede ao rei que lhe dê um pônei e o rei o imagina como guerreiro de sua cavalaria. Eles vão ao bosque encantado e vários pôneis e criaturas encantadas se apresentam ao garoto, porém ele não gosta de nenhum. No fim, opta por um pônei cinza e magro, mostrando que a amizade e o carinho não são baseados na aparência. O rei se surpreende, mas logo depois sorri.

Nimbus, o caçador de nuvens (Direção: Marco Nick / Animação, 15 min, MG, 2016, livre). Sinopse: Durante uma tempestade, Nimbus se aventura pela floresta para capturar nuvens imensas e furiosas.

Médico de monstro (Direção: Gustavo Teixeira / Ficção, 11 min, SP, 2017, livre). Sinopse: Dudu já escolheu sua futura profissão. Agora terá que enfrentar seus medos para se tornar um médico de monstros.

Banner Cineclube Transversalidades - FAC Regionalizado 2018 - Exibição 2-jul-2019

O Cineclube, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, é dirigido pela Fernanda Carvalho, produtora vencedora do Prêmio Equidade de Gênero. Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público. Mais detalhes sobre o projeto e os filmes a serem exibidos, acesse: http://culturadigital.br/transversalidades/ ou ligue para (61) 9.8457-7131 / 9.8500-5774. Assessoria de imprensa: casadaredacao@gmail.com

Este post foi publicado emProjetos e tags , , , , , . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado para comentários, mas você pode deixar um trackback:Trackback URL.
Pular para a barra de ferramentas