ECC 1 e audiovisual

É bastante encantador trabalhar o acesso à cultura para pessoas com deficiência. Foi o que fizemos com o CEE 1 graças à sensibilidade e o amor humano da vice-diretora da escola. Nesta parceria com o Centro de Ensino Especial nº 1, do Guará I, o projeto Transversalidades pode introduzir a sétima arte no cotidiano de professores, alunos, pais e responsáveis, operadores da educação e comunidade guaraense. Detalhe importante é que o Transversalidades não somente exibe os filmes; queremos propor um diálogo com os direitos humanos e tornar o que foi visto em proposta de vida e mudança social. Plantamos uma sementinha e torcemos para que esta semente dê bons frutos. No vídeo abaixo, Fernanda Carvalho, coordenadora do Cineclube Transversalidades e Diretora de Arte do projeto, agradece a experiência de aplicar audiovisual em escola especial no dia 04 de julho.

Outro depoimento importante é do arte-educador Andrey Santos, especialista em Acessibilidade Cultural. Cremos que o trabalho não pode ser visto como mero entretenimento. O objetivo do Transversalidades é discutir temas da atualidade, assuntos polêmicos e propostas de mudança e inclusão social. O público de pessoas com deficiência é especial no sentido mais amplo da palavra. São especiais porque transmitem uma sensibilidade incomum a quem está por perto. Queremos que o projeto siga forte na escola. Em breve voltaremos com outros audiovisuais.

Além da exibição de audiovisuais no ECC 1, aplicamos um questionário a professores e interessados para contribuir com ações futuras deste projeto. As questões se basearam na lei nacional, a 13.006/2014, conhecida como Lei sobre Cinema nas Escolas, que obriga a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica.

Agradecemos ao Fundo de Apoio à Cultura, que destinou recursos a este projeto, à Secretaria de Cultura e Economia Criativa e ao Governo do Distrito Federal. Sem o suporte dessas instituições seria inviável aplicar o projeto.

 

Este post foi publicado emProjetos e tags , , , , , , . Bookmark o permalink.Este conteúdo está fechado para comentários, mas você pode deixar um trackback:Trackback URL.
Pular para a barra de ferramentas