kaltura

A Kaltura desenvolveu a primeira plataforma open source para gestão, criação e colaboração em vídeo. No coração do sistema estão por padrão o FFMPEG e o Mencoder, dois dos mais bem sucedidos encoders de vídeo em código aberto. Pode funcionar ainda com encoders proprietários para entregar vídeos em alta resolução no codec h.264 e suas funções incluem diferentes perfis de conversão (qualidade do vídeo, formato, tamanho etc), upload e import de conteúdos, moderação e gerenciamento, metatags, distribuição e integração com CDN, tudo por meio de uma API relativamente simples e que conta com bibliotecas e módulos de integração já desenvolvidos para as principais linguagens e sistemas como o Drupal, Joomla e WordPress.

A plataforma conta também com uma série de widgets desenvolvidos em Flex/Flash que garantem capacidades de ‘rich media’, um player customizavel, editores de vídeo online que permitem fazer remix dos vídeos no sistema, um uploader gráfico, além de um painel administrativo que centraliza e permite a criação de alguns desses widgets instantaneamente.

A Kaltura tem uma parceria estabelecida com a Wikimedia e a Wikipedia, que deu fruto a uma biblioteca em Javascript que torna fácil o uso do HTML5 e da tag no Kaltura – cuja interface administrativa não aceita OGG/Theora por padrão mas pode ser programado pelas APIs.

Todos os softwares e sistema da Kaltura estão sob licenças livres (GNU/Afero), mas a empresa oferece também soluções de SaaS. É possivel integrar todos os sistemas com o próprio Kaltura.com – em um modelo semelhante ao da Automatic/Wordpress. Os serviços oferecidos vão de simples transcodificação e armazenamento até CDNs e desenvolvimento e customização de widgets e aplicativos.

Tags: , ,