Plataformas de compartilhamento de vídeo são sites que permitem ao usuário armazenar seus vídeos em um ambiente que pode ser acessado pela internet. Grande parte destas plataformas se caracterizam por ser, além de um serviço de hospedagem, sistemas de distribuição de vídeos pois possibilitam a replicação em outros sites a partir da liberação do código embed.

A mais popular de todas as plataformas é o You Tube, pertencente ao Google, que recebe 1 bilhão de acessos por dia. Além dela, inúmeras outras recebem diariamente milhões de arquivos de vídeos produzidos por usuários amadores e profissionais,  em baixa ou alta resolução.
Para fazer a escolha das principais plataformas de compartilhamento disponíveis (são inúmeras), utilizamos informações reunidas no Crunchbase, um banco de dados online sobre o histórico, ações e estatísticas das empresas de tecnologia. Cruzamos essas informações com dados da Wikepedia e nos sites de cada uma das plataformas pesquisadas.

A seguir, uma apresentação sucinta das principais e mais populares plataformas de compartilhamento de vídeo disponíveis.

Tags: , , , , , , , ,