O Guia do Vídeo Online é um esforço de organização e edição de informações que estão na rede, mas se encontram dispersas e sem um tratamento editorial que as torne acessível a um público amplo. Também é um trabalho de prospecção de ideias e visões sobre o tema “vídeo online”, baseado na opinião e na leitura de especialistas desse campo ainda em construção.

Não resta dúvida que a sociedade contemporânea brasileira é marcada pela influência profunda da televisão. No nosso país, universalizamos o acesso ao aparelho televisor muito antes de termos garantido aos cidadãos educação plena e de qualidade. O Brasil, é possível afirmar, é um país onde ler não é habitual, mas “ver e ouvir” informação é prática cotidiana.

Nos últimos anos, com a ampliação do acesso e o barateamento da conexão à internet por meio de banda larga – ainda distante do ideal –, o consumo e a circulação de vídeo na rede também aumentou, demonstrando o quão poderosa pode ser essa ferramenta de comunicação que mudou a forma como os cidadãos de todo o mundo se relacionam com conteúdos audiovisuais.

Este guia multimídia (com textos, fotos, vídeos, áudios e infográficos) não é um estudo conclusivo. É um trabalho introdutório e lida com o tema de forma a atingir pessoas com diferentes níveis de entendimento sobre o assunto.

Para melhorá-lo, ampliá-lo, contamos com a ajuda de todos os usuários.

Abaixo, veja como organizamos as informações:

Referências

Comunidades

Compartilhamento

Intermediário (CMS para Vídeo)

Transmissão ao vivo

Web TV

Ferramentas

Softwares

Buscadores

Padrões

Arquivos de vídeo

Distribuição

Lista Livre

Perspectivas Globais

Entrevistas

html 5 e inovação

Tags: , ,