Museu Casa de Rui Barbosa

Estabelecendo relações com turistas nacionais e internacionais

Palestrante confirmada – Renata Garanito

A conceituada professora Renata Garanito é integrante da organização do evento e também palestrante.

Divulgação Renata Garanito

 

RENATA GARANITO é mestre em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas/RJ, possui graduação em Turismo pela Universidade Federal Fluminense (2010). Estudou na Ecole de Management de Strasbourg / Université de Strasbourg, Estrasburgo, França (Summer School in European Business/2012). Foi professora substituta do curso de turismo da UFRRJ e, atualmente, é professora do curso de turismo da UFF e pesquisadora bolsista da Fundação Casa de Rui Barbosa. Atuando principalmente nos seguinte temas: Hospitalidade, Transportes e Turismo, Turismo Cultural, Terceira Idade.

Palestrante confirmada – Fernanda Sanchez

A competente professora Fernanda Sanchez também palestrará em nosso evento. Será uma honra recebê-la!

Divulgação Fernanda Sanchez

FERNANDA SANCHEZ é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1987), mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutora em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Professora Associada III; D.E. da Escola de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Fluminense, pesquisadora do Laboratório Globalização e Metrópole, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFF e outro-pesquisadora associada ETTERN-IPPUR da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista de Produtividade do CNPq, Editora Assistente (2012-2014) e Membro do Comitê Editorial (2015-2017) da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais RBEUR. Atua principalmente nos seguintes temas: reestruturação urbana, políticas urbanas emergentes, circulação de modelos, grandes projetos urbanos, grandes projetos regionais, cidade, cultura e city marketing.

Programação Completa

Programação Completa em pdf

 

Promação 1

Programação 2

Programação 3

Programação 4

Programação 5

Programação 6

 

 

 

 

 

 

 

 

Lista de trabalhos aprovados

 

Já está disponível a lista com os trabalhos aprovados para a apresentação no I Seminário Nacional de Turismo e Cultura. Lembramos que a publicação destes nos anais está condicionada aos ajustes indicados pelos pareceristas e à adequação ao formato oficial do evento. A comissão científica do evento enviará um e-mail aos autores as informações necessárias.

LISTA DE ARTIGOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO

Palestrante Confirmada – Telma Lasmar

A estimada professora Telma Lasmar também confirmou presença no evento.

Telma Lasmar

TELMA LASMAR possui graduação em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e é doutoranda em Museologia pelo PPG-PMUS da UNIRIO /MAST. É consultora do Espaço de Memória Bernado Monteverde, foi presidente do Conselho Federal de Museologia, professor assistente da Universidade Federal Fluminense. Foi diretora administrativa (1996-2005) e consultora (2009-2012) do Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em Turismo Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo cultural, turismo, patrimônio cultural, administração e gestão de museus e formação e exercício profissional. É consultora da empresa MUSAS Projetos Culturais Ltda.

Palestrante Confirmada – Valéria Guimarães

 Mais uma incrível palestrante confirmada, Valéria Guimarães.
Divulgação Valéria Guimarães
VALÉRIA GUIMARÃES é doutora em História Comparada, Mestre em História Social, Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Especialista em Turismo pela Universidade Católica de Brasília; Bacharel em Turismo pela UniverCidade e guia de turismo pelo CIETH. É professora adjunta da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense. É autora dos livros: O trem do samba: uma festa da cultura popular (Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2008 – Prêmio Riotur Patrimônio Turístico); o PCB cai no samba: os comunistas e a cultura popular – 1945 -1950 (Prêmio Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, 2009) e História e Turismo – volumes 1 e 2, em parceria com Luiz Alexandre Mees (Consórcio CEDERJ, 2009). É organizadora e também autora do livro História do Turismo no Brasil (FGV, 2013). Coordena o Laboratório de História do Turismo (HisTur), grupo de pesquisa cadastrado no CNPQ.

Convidado Confirmado – Carlyle Falcão

Apresentamos mais um convidado do evento, o capacitado professor Carlyle Falcão. Ele será o coordenador do Grupo de Trabalho Grandes Eventos, gestão e planejamento turístico.

Carlyle Falcão

CARLYLE FALCÃO é doutor em Administração pela EBAPE-FGV; Mestre em Administração Pública pela EBAPE-FGV; Especialista em Turismo pelo Observatório de Inovação do Turismo da FGV; Especialista em Gestão Empresarial pela FGV; Especialista em Planejamento e Gestão em Turismo Ambiental e Cultural pela Unirondon; Especialista em Gestão Pública pelo ICE; Licenciado em Turismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Graduado em Engenharia Civil pela UGF. Foi empresário/agente de viagens por 13 anos e docente por 5 anos em cursos de graduação em turismo. Foi membro do Fórum Estadual de Turismo de Mato Grosso. Foi pesquisador do Programa de Estudos em Gestão Social (PEGS) da FGV. Foi coordenador do Observatório de Inovação do Turismo da FGV (curso lato sensu e projeto de pesquisa). Foi professor e coordenador adjunto do MBA em Turismo, Hotelaria e Entretenimento da FGV. Foi consultor e pesquisador da FGV Projetos tendo trabalhado em planos de desenvolvimento de turismo para estados e cidades. Foi professor-tutor do FGV Online (EAD) em disciplinas da graduação, pós-graduação e cursos livres. É professor adjunto da Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Suas áreas de interesse incluem: Administração Pública, Administração Estratégica, Turismo.

 

Chamada de artigos encerrada

banner sumissão encerrada

Palestrante Confirmada – Marcele Linhares

A professora Marcele Linhares é mais uma das ótimas palestrantes do nosso evento. Não percam o I Seminário Nacional de Turismo e Cultura!

Marcele Linhares

MARCELE LINHARES – Possui graduação em Composição de Interior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Artes Visuais pela UFRJ / EBA / PPGAV (2005) e doutorado em Artes Visuais pela UFRJ / EBA / PPGAV, linha de pesquisa História e Crítica da Arte. Atualmente é professora de História da Arte do ensino de graduação tecnológica (Tecnólogo em Gestão de Turismo) no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ / CEDERJ / CECIERJ e do ensino técnico (Técnico em Guia de Turismo Regional) do CEFET/RJ. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: história da arte, patrimônio cultural, arte decorativa, ensino artístico, design e história do mobiliário. É integrante do grupo de pesquisa Entresséculos (EBA / UFRJ).

Convidada Confirmada – Aparecida Rangel

Estamos muito honrados em anunciar a estimada coordenadora do Grupo de Trabalho – Patrimônio, hospitalidade e turismo, Aparecida Rangel. E aí, já enviou o seu artigo?

Aparecida Rangel

APARECIDA RANGEL é doutora em Ciências Sociais (2015), pelo Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Memória Social e Documento (2001) e Bacharel em Museologia (1995), ambos os títulos obtidos na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Desde 2002 é Museóloga/Tecnologista da Fundação Casa de Rui Barbosa/MinC, sendo responsável pela Área Educativa e Chefe Substituta do Museu Casa de Rui Barbosa. Docente no Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos, da Fundação Casa de Rui Barbosa. Integra os Grupos de Pesquisa Arte, Cultura e Poder – UERJ, coordenado pela Profª. Drª. Myrian Sepúlveda dos Santos; e Museu-Casa: memória, espaço e representações – FCRB, coordenado pela Drª. Ana Maria Pessoa dos Santos. Ministrou oficinas de “ação educativa em museus”, promovidas pelo Instituto Brasileiro de Museus/MinC. Trabalhou como Museóloga em diversas instituições, tais como o Museu de Astronomia e Ciências Afins/MCT, Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro/PCRJ e Sítio Roberto Burle Marx/IPHAN. Integrou o Comitê Gestor da Rede de Educadores em Museus do Estado do Rio de Janeiro de 2009 a 2014. Áreas de interesse e atuação: Museologia, Museus-Casas, Memória, Educação em Museus e Pesquisas de avaliação e estudos de público.

« Older posts
Pular para a barra de ferramentas