GT 1 – Patrimônio, hospitalidade e turismo

O GT 1 tem como objetivo explorar a questão do patrimônio cultural, considerando as dimensões material e imaterial, bem como sua relevância para a construção das identidades culturais. Busca-se ainda estabelecer uma ponte com os estudos da hospitalidade, refletindo acerca das suas manifestações no campo do turismo.

GT 2 – Mobilidades e turismo

Além de englobar os estudos relacionados ao universo dos transportes, o GT 2 pretende incentivar o debate acerca do Paradigma das Novas Mobilidades. Extrapolando a mobilidade corpórea, imprescindível para o turismo, considerar-se-á outras categorias, como por exemplo: 1) o movimento físico de objetos; 2) a mobilidade imaginativa; 3) a mobilidade virtual; e, 4) a mobilidade comunicativa. Valorizar-se-á, sobretudo, a interface deste paradigma com os estudos do turismo.

GT 3 – Grandes eventos, gestão e planejamento turístico

No viés do planejamento e da gestão do Turismo, o GT 3 propõe uma análise acerca dos Grandes e Megaeventos, seus impactos positivos e negativos, bem como as oportunidades e desafios que representam para o Turismo. Pretende-se desenvolver uma reflexão acerca dos eventos de grande porte que a cidade do Rio de Janeiro sediou na última década, considerando, ainda, os preparativos para as Olimpíadas em 2016. Por fim, o GT pretende contemplar a dinâmica dos atores envolvidos, tal como poder público, empresas e as comunidades envolvidas.

GT 4 – Faces do fenômeno moderno do Lazer

O GT 4 tem como objetivo escrutinar o fenômeno moderno do Lazer, sendo o Turismo apenas uma das suas várias manifestações. Pretende-se explorar, conceitual e empiricamente, as diversas tensões inerentes ao campo, tal como sua relevância para a sociedade ocidental contemporânea.