Parte dos produtos do projeto de pesquisa tem sido o desenvolvimento de diferentes roteiros pelo museu. Com exceção do roteiro tradicional, todos os outros foram idealizados e operacionalizados pelos turismólogos que atuam no projeto.

O roteiro tradicional é aquele disponibilizado diariamente nas Visitas Especiais Mediadas – VEM! Os outros roteiros são realizados em menor escala, pois requerem uma reorganização do museu para exposição de objetos específicos e mobilização de equipe técnica.

Tradicional – roteiro que percorre a casa do Rui Barbosa e de sua família, ressaltando as características de cada uma das salas, bem como os aspectos históricos de cada uma delas. Duração média: 45 minutos.

Memórias de um jardim – este roteiro aborda tantos questões estéticas e estruturais do jardim como também a história presente desde a sua construção. Duração média: 60 minutos.

Roteiro jardim

Roteiro Memórias de um jardim

Saúde, higiene e toalete – roteiro que percorre a casa, ressaltando questões relativas à saúde, higiene e toalete da casa e de seus habitantes. Duração média: 45 minutos.

Conhecendo o homem por meio dos seus livros – roteiro que destaca o paixão e o zelo de Rui Barbosa pelos seus livros, ao percorrer a biblioteca e seus gabinetes pessoais e de trabalho. Duração média: 45 minutos

Entre curvas e linhas: a arquitetura do casarão neoclássico de Botafogo – este roteiro destaca a expressão da arquitetura neoclássica da casa, bem como a construção e organização dos cômodos da chácara “Villa Maria Augusta”. Duração média: 40 minutos.

Rui Barbosa: crença e religião – roteiro que destaca questões relacionadas à religiosidade da família e como ela era expressa pela casa. Duração média: 40 minutos.