abr 14

Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador

https://classic.csunplugged.org/wp-content/uploads/2014/12/CSUnpluggedTeachers-portuguese-brazil-feb-2011.pdf

abr 14

Big Data

big-data-1

O Big Data é a quantidade enorme de informações nos servidores de bancos de dados (Microsoft SQL Server + Oracle MySQL, por exemplo) que funcionam dentro de diversos servidores de rede de computadores (Intel, HP, IBM, Dell,Cisco, Samsung, etc) utilizando um sistema operacional de rede (Microsoft Windows Server 2008 + Red Hat Linux, por exemplo), interligados entre si, que hoje em dia funcionam dentro de um sistema operacional Cloud Computing (Microsoft Windows Azure, por exemplo), cujas informações são acessadas pela internet por pessoas utilizando um computador comum (notebook, por exemplo) ou celular (smartphone), para ler essas informações ou para incluir mais informações dentro do banco de dados via Cloud Computing.

Cada ano que passa, essa informação Big Data, tende a aumentar cada vez mais. Para garantir a segurança da informação, e para proteger a privacidade das informações, hoje em dia existem várias técnicas modernas (ITIL + COBIT, por exemplo). E a proteção que existe desde a década de 80, os antivírus (Symantec Norton, McAfee, AVG, Avast, etc), Hoje em dia o banco de dados SQL existe dentro dos servidores dos provedores de internet, que fornecem o serviço de uso disponível aos clientes.

2 Exemplos de Big Data: Youtube: todos os videos disponíveis online estão armazenados em diversos servidores de banco de dados SQL. Wikipédia: todos os textos disponíveis online estão armazenados em diversos servidores de banco de dados SQL.

abr 14

História da Ciência da Computação

História Ciência da Computação

A primeira ferramenta conhecida para a computação foi o ábaco, cuja invenção é atribuída a habitantes da Mesopotâmia , em torno de 270–2300 a.C.. Seu uso original era desenhar linhas na areia com rochas. Versões mais modernas do ábaco ainda são usadas como instrumento de cálculo.

No século VII a.C., na antiga Índia, o gramático Pãnini formulou a gramática de Sânscristo usando 3959 regras conhecidas como Ashtadhyâyi, de forma bastante sistemática e técnica. Pānini usou transformações e recursividade com tamanha sofisticação que sua gramática possuía o poder computacional teórico tal qual a  Máquina de Turing.

Entre 200 a.C. e 400, os indianos também inventaram o lagoritimo, e partir do século XIII tabelas logarítmicas eram produzidas por matemáticos islâmicos. Quando  John Napier descobriu os logaritmos para uso computacional no século XVI, seguiu-se um período de considerável progresso na construção de ferramentas de cálculo.

abr 14

Olá, mundo!

Seja Bem-Vindo! Aqui está algumas informações sobre Ciência da Computação.

Pular para a barra de ferramentas